
Gina Filipe é a responsável pelo novo espaço designado CriarEco, que fica junto às Portas da Cidade, perto da rotunda da EDP. A responsável, de 41 anos, iniciou o projecto CriarEco há quatro anos, “com o objectivo de divulgar nas escolas a criatividade através da reciclagem e da meditação“, contou.
Neste espaço, que arrendou, propõe-se coordenar workshops direccionadas a criança, jovens e adultos dentro das áreas de auto-conhecimento, da criatividade e da reciclagem. Para a abertura deste espaço, apenas destinada à realização dos ateliers, diz que investiu mil euros pois já tinha consigo os diferentes materiais.
“Também vou ter vários convidados especiais nos workshops que pretendo que sejam diários”, disse Gina Filipe que é autodidacta, mas que desde sempre se interessou por artes manuais e também pelo auto-conhecimento.
A empresária ensina Inglês e faz massagem ayurvédica (indiana).
Em média, os workshops custam 20 euros e duram cerca de três horas, podendo realizar-se de manhã ou à tarde. Há propostas divertidas como, por exemplo, a “Dedos com Lã”, onde a formadora ensinará a fazer um cachecol apenas com os dedos, sem o recurso a agulhas, ou a construção de coroas de Natal com rebuçados “bola de neve”. Sempre com muita procura são os ateliers de porta-moedas em tecido ou de sabão natural artesanal, “que normalmente costumam esgotar“, acrescentou.
Com a crise generalizada, Gian Filipe considera que esta é uma óptima altura “para aprender a fazer propostas criativas e que pensem a reciclagem”.
A coordenadora deste projecto diz que há procura nos seus workshops sobretudo por parte de educadores que depois querem passar o que aprenderam às crianças.
Por agora é apenas Gina Filipe que trabalha para a Criar Eco, mas no futuro gostaria de formar e empregar pessoas. “Esta é uma marca que tem possibilidades de expansão no futuro“, disse a empresária.
Para mais informações sobre as actividades na CriarEco pode ser encontradas em www.facebook.com/CriarEco ou através dos contactos ecocriar@gmail.com ou do telmv. 968900198.































