CreateInfor celebra 20 anos com nova casa no Pólo Tecnológico

0
745
Os fundadores da empresa, Miguel Martins e André Mendes, com o presidente da Câmara e o representante da Cegid

Empresa inaugurou novas instalações numa cerimónia com clientes e parceiros

A CreateInfor assinalou duas décadas de existência no passado dia 31 de outubro, com a inauguração das novas instalações no Pólo Tecnológico das Caldas da Rainha – junto ao Cencal -, um edifício construído à medida das suas necessidades e pensado para o futuro. Fundada em 2005 por Miguel Martins e André Lemos, a empresa caldense é hoje uma referência na área das tecnologias de informação, representando o software de gestão Primavera e prestando serviços de sistemas, redes e suporte técnico a mais de mil empresas em todo o país.

A celebração do 20.º aniversário e da inauguração do novo edifício reuniu clientes, parceiros e colaboradores, num ambiente familiar e de partilha, numa cerimónia em que a CreateInfor homenageou clientes que estão com a empresa desde a primeira hora.

- publicidade -

“Há 20 anos começámos numa sala de 12 metros quadrados e hoje estamos num espaço construído à medida para nós e para as pessoas que trabalham connosco”, recordou Miguel Martins, um dos fundadores e sócios-gerentes, sublinhando o simbolismo do momento e reforçando o papel determinante da equipa. “Estamos aqui hoje por causa dos nossos inexcedíveis colaboradores. Somos uma família dentro da empresa e também com os nossos clientes e parceiros, que fazem parte dessa família alargada”.

A história da CreateInfor começou quando os dois fundadores decidiram deixar a empresa onde trabalhavam para criar o seu próprio projeto. “Na altura, eu estava na área de sistemas e o Miguel na parte de software. Sentimos que podíamos fazer algo por nós e pelos nossos clientes”, contou André Lemos. A aposta revelou-se acertada e, em poucos meses, o pequeno escritório no Centro de Empresas da AIRO já era insuficiente, foi preciso pedir uma segunda sala.

Desde então, a empresa foi crescendo de forma orgânica, sem recorrer a campanhas e sem ter comerciais na rua. “O crescimento foi feito boca a boca. Os clientes vieram ter connosco. Foi o trabalho e a confiança que nos trouxeram novos clientes”, explicou o gestor. Hoje, a empresa tem cerca de 26 colaboradores divididos entre os departamentos de software e de sistemas, com equipas que prestam apoio remoto e presencial.

“Somos a o departamento de informática das empresas que não têm informática interna”, resumiu André Lemos, descrevendo o modelo de funcionamento da CreateInfor. A empresa fornece soluções à medida de cada cliente, desde a implementação de sistemas de gestão à instalação de redes e servidores, passando pelo apoio técnico e manutenção.

Representante do software de gestão Primavera (hoje Cegid Primavera), a empresa tem capacidade para trabalhar o sistema à medida das necessidades específicas de cada empresa. “Podemos vender o mesmo software a cinco clientes e nenhum é igual, cada um tem fluxos, opções e mecanismos próprios”, realçou André Lemos.

O crescimento da equipa e da base de clientes levou à necessidade de um novo espaço. Antes de se mudar para o novo edifício, a empresa ocupava duas lojas de um mesmo edifício, mas isso obrigava as equipas de software e de sistemas de redes a trabalhar separadas. “Também já tínhamos pessoas a trabalhar em casa, porque não cabíamos mais nas antigas instalações”, referiu. O edifício agora inaugurado foi pensado para permitir essa interação e colaboração entre equipas, num espaço amplo. “Esta casa foi pensada para garantir boas condições à equipa e melhorar a colaboração entre todos. A máquina está a fluir muito melhor”, garantiu.

O edifício foi preparado para uma futura expansão vertical, que já se perspetiva necessário no futuro, sobretudo para dotar a empresa de maior espaço de armazenamento.

A escolha pelo Pólo Tecnológico foi natural para os empresários, mas demorou a concretizar-se. “Candidatámos-nos a um lote há vários anos, mas na altura não havia disponibilidade. Só mais tarde alguns dos lotes ficaram vagos e foi possível avançarmos e escolher este espaço”, explicou André Lemos, que fica junto ao McDonald’s de Santo Onofre.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, que elogiou o percurso da empresa. “São 20 anos de trabalho com resultados visíveis. A CreateInfor é mais do que uma empresa, é um parceiro próximo dos seus clientes e um exemplo de resiliência e vontade de crescer”, afirmou.

O autarca destacou ainda o contributo da empresa para a dinamização do Pólo Tecnológico e para a economia local. “Felizmente há empresas competentes e resilientes que querem fazer diferente e crescer aqui, potenciando este espaço e o concelho”, sublinhou.

Entre os parceiros presentes esteve também a Cegid Primavera, representada por João Gomes, que deixou palavras de reconhecimento. “A CreateInfor faz diferente, de forma única e muito próxima das pessoas. Há uma gratidão enorme dentro da nossa casa por um parceiro como vocês, que faz parte da história da Primavera desde o primeiro dia”, afirmou, desejando “outros 20 anos com a mesma vontade e forma de trabalhar”.

Com clientes espalhados por todo o país, a CreateInfor mantém-se fiel ao espírito que marcou o início, de proximidade, personalização e confiança. “Há clientes que nunca visitámos presencialmente, mas com quem trabalhamos há anos”, referiu André Lemos, explicando que a empresa presta atualmente serviço a cerca de 1.200 empresas, das quais 800 utilizam soluções Primavera.

Na cerimónia, Miguel Martins resumiu o sentimento comum aos dois fundadores. “Este novo espaço é mais do que um edifício. É o reflexo de 20 anos de trabalho, de crescimento e de confiança mútua com a nossa equipa, os nossos clientes e os nossos parceiros”, concluiu.

- publicidade -