A Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita é a 22ª maior cooperativa do país, tendo apresentado em 2018 uma faturação de 18,4 milhões de euros.
A empresa tem 34 trabalhadores, foi fundada por um grupo de avicultores em 1970 e é a segunda maior do distrito de Leiria na listagem da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), revelada no passado mês de agosto.
As instalações da empresa foram inauguradas em 1983 e ainda hoje albergam os vários serviços da cooperativa, que se dedica, sobretudo, à indústria transformadora e tem como principal atividade o fabrico de alimento composto para animais.
Além da Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita, o concelho de Alcobaça tem outras cooperativas de grande relevância, nomeadamente no setor da fruta.
A Cooperfrutas – Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, entidade que surge a nível nacional na 64ª posição, com vendas na ordem dos 9,1 milhões de euros, foi fundada 1998 e tem 76 trabalhadores.
No que diz respeito ao Oeste, a Granfer – Produtores de Frutas, empresa do concelho de Óbidos, criada em 1986, com 125 trabalhadores, e que em 2018 apresentou vendas de 7,1 milhões de euros, é a 83ª maior a nível nacional.
Segue-se a Frutalvor – Central Fruteira, do concelho das Caldas Rainha, que faturou 6,7 milhões de euros em 2018. Aquela empresa tem 84 funcionários e está na 89ª posição a nível nacional, dois lugares acima da Cooperativa Agrícola do Bombarral, uma das cooperativas mais antigas do país, que apresentou vendas de 6,6 milhões de euros no exercício analisado pela CASES.
Cooperativa de gado da Benedita entre as maiores
- publicidade -






























