Continente e Pão de Açúcar são os supermercados mais económicos nas Caldas

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SupermercadosO Continente-Modelo e o Pão de Açúcar são os supermercados que nas Caldas da Rainha apresentam os preços mais baixos num cabaz de compras representativo do consumo médio de uma família portuguesa. As contas são da Deco Proteste que disponibiliza no seu site um simulador que permite aos consumidores saber quais os estabelecimentos mais económicos de acordo com diferentes listas de compras. Uma ferramenta que pode ser útil nos dias que correm, mas cujos resultados não são absolutos, pois não têm em conta nem a totalidade dos supermercados existentes (foram analisados os preços de apenas 578 lojas, recolhidos em Abril de 2011), nem as promoções que se podem encontrar em cada em deles.

Utilizar o simulador não podia ser mais fácil. Basta ir a www.deco.proteste.pt, entrar no simulador, seleccionar o distrito e o concelho e escolher o tipo de cabaz. A primeira opção é o cabaz completo, que “representa o consumo de uma família média portuguesa, inclui 100 produtos das marcas mais vendidas e abrange todas as categorias” – gorduras e óleos, lacticínios e ovos, outros alimentos, charcutaria, bebidas, higiene pessoal limpeza da casa, frutas e legumes, peixe, aves, carne de porco e de vaca
A alternativa é compor um cabaz personalizado, seleccionando entre as categorias nas quais se incluem os produtos da lista de compras: congelados, lacticínios, mercearia, bebidas, higiene pessoal, limpeza da casa, fruta e legumes, peixe e carne. O primeiro estabelecimento a figurar nos resultados é, de acordo com as contas da Deco Proteste, o mais económico, sendo-lhe atribuído o índice 100. Os restantes supermercados são apresentados de acordo com os preços (por exemplo, um índice de 105 representa um cabaz 5% mais caro).
No concelho das Caldas da Rainha, e tendo em conta o cabaz completo, o Continente Modelo e o Pão de Açúcar (no Vivaci) são os estabelecimentos mais baratos. Seguem-se o Pingo Doce da R. Heróis da Grande Guerra (mais 3%), o Minipreço da R. Engenheiro Duarte Pacheco (mais 4%), o Intermarché (mais 9%), o E.Leclerc (mais 11%) e o Ponto Fresco (mais 17%).
Na opção do cabaz personalizado os resultados são diferentes, consoante os produtos seleccionados. O Pão de Açúcar lidera os preços nas categorias de congelados, mercearia, bebidas, limpeza da casa e peixe. Já o Continente Modelo apresenta os preços mais baixos nas categorias de fruta e legumes e carne. O E.Leclerc está à frente no preço dos lacticínios e os produtos de higiene pessoal mais baratos encontram-se no Minipreço. Os resultados variam ainda consoante a selecção de várias categorias em conjunto.
Nem todos os concelhos da região estão contemplados neste estudo da Deco Proteste. Ainda assim, é possível saber quais os melhores preços encontrados nos concelhos de Alcobaça e Peniche. No caso do cabaz completo, o Continente Modelo e o Intermarché da Benedita lideram no concelho de Alcobaça e em Peniche os mais económicos são o Intermarché e o Pingo Doce.
O que também foi objecto de análise da Deco Proteste foram os preços dos produtos de marca própria. O estudo aponta as marcas do Continente e Pingo Doce como as mais acessíveis.

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O que prometem os supermercados

Tendo em conta que o estudo da Deco Proteste pode facilmente ser contestado por parte dos supermercados, Gazeta das Caldas contactou as maiores lojas da cidade para saber que estratégias adoptaram nestes tempos de crise.
Apenas três lojas – Continente Modelo, E.Leclerc e Pão de Açúcar – responderam às nossas questões sobre as ofertas pensadas para atrair mais clientes e sobre o eventual ajuste de preços tendo em conta a perca de poder de compra por parte dos consumidores. Preços baixos, forte aposta nas marcas próprias e recompensa da fidelização, são algumas das promessas feitas pelos responsáveis dos supermercados.

Continente Modelo
“Inovação constante e uma oferta transversal de produtos, serviços e opções de preço” de acordo com as necessidades dos clientes, é o que promete a administração do Continente Modelo das Caldas na resposta enviada por correio electrónico.
Quanto à ajuda à poupança dos seus clientes, destaca a maior oferta de produtos de marca própria acompanhando “a cada vez maior procura do consumidor por artigos de qualidade a preço baixo”. Além disso, o supermercado disponibiliza “diversas campanhas promocionais em loja e outras facilidades que acompanham e procuram satisfazer, diariamente, as necessidades das famílias portuguesas”.
É o caso do Cartão Continente, “um forte auxiliar de poupança, que diariamente acompanha mais de 3 milhões de famílias, permitindo que os nossos clientes acumulem e utilizem descontos cada vez que fazem compras nas nossas lojas”. Referindo que o cartão “permite manter uma relação próxima e personalizada com os clientes”, a administração salienta ainda que “a fidelidade dos clientes é recompensada com a oferta de 5 euros por cada 500 euros em compras”.
Para o Continente, os momentos de menor poder de compra e confiança por parte dos consumidores não são novos, mas são encarados “como oportunidades para crescer e para desenvolver novas soluções para os clientes”. Daí que exista uma “aposta cada vez mais forte em campanhas promocionais, oferecendo os melhores descontos em produtos essenciais e os mais procurados pelos nossos clientes”.
Uma estratégia que os responsáveis pela loja acreditam que “responde às necessidades do dia-a-dia das famílias portuguesas e dá aos clientes o poder extra para melhorar as suas vidas e ultrapassar este momento menos próspero da economia nacional”.

E.Leclerc
A administração do E.Leclerc diz que o estudo da Deco Proteste “não é válido”, tendo em conta que incide sobre um levantamento manual dos preços de apenas 100 produtos, pelo que “tem uma margem de erro importante”. Ainda assim, não recusou responder às questões do nosso jornal
Sobre as ofertas existentes na loja, a administração diz que estas “não são para atrair os clientes”, mas sim para dar continuidade ao “movimento E.Leclerc que se preocupa em defender o poder de compra dos consumidores há mais de 60 anos”.
A título de exemplo, os responsáveis garantem os preços mais baratos numa lista de 1.250 produtos, de diversas marcas reconhecidas e comparáveis. Outra garantia é a proposta, “em permanência, de 4000 artigos com um desconto de 5 a 10% aos nossos clientes detentores do cartão E.Leclerc, fazendo desse cartão o melhor do mercado”. Por fim, a administração realça ainda a gama ECO+, “a mais económica de todo o mercado das marcas brancas”.
“Desta forma continuamos a combater dia a dia para nos mantermos os mais baratos, como sempre fomos”, garante a administração, também enviada por e-mail.
Pão de Açúcar
De acordo com o responsável pelo Pão de Açúcar das Caldas da Rainha, João Silva, “a grande aposta das lojas Jumbo e Pão de Açúcar, ao longo de todo  ano,  é em ter uma oferta ampla para todas as necessidades e para todas as bolsas. Temos a preocupação não só de disponibilizar os produtos mais acessíveis, como de os tornarmos ainda mais acessíveis – tendo o preço mais baixo”, garante.
A variedade de produtos existente no Pão de Açúcar, das marcas próprias às marcas de fabricante, passando por produtos premium e de primeiro preço, tem um objectivo: permitir que os clientes “façam as melhores opções de acordo com o perfil de compra de cada um”. E esta estratégia está também presente nas diversas campanhas que decorrem na loja ao longo do ano, como a do “Regresso às Aulas” ou a de “Natal”.
“O posicionamento de todas as lojas Jumbo e Pão de Açúcar passa sempre por um compromisso com os clientes: o de disponibilizar os preços mais baixos das respectivas regiões”, reafirma o responsável.
Ciente de que os consumidores têm cada vez menor poder de compra, João Silva relembra que o Grupo Auchan, que detém a marca, nasceu em 1961 com a missão de “ajudar, a cada dia, a melhorar a qualidade de vida do maior número de clientes, com colaboradores responsáveis, profissionais e empenhados no serviço ao cliente”. Uma missão que se mantém actual. “O nosso trabalho de todos os dias elege o cliente como a grande prioridade, pelo que o esforço é o de ter a melhor oferta aos melhores preços”.
Os supermercados Minipreço e Pingo Doce não responderam às perguntas da Gazeta das Caldas. O Lidl não foi possível contactar visto que ninguém atendeu no único número de telefone disponível daquela cadeia.

 

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