Na próxima segunda-feira, dia 6 de Outubro, realiza-se na Marinha Grande, no Edifício da Resinagem, a Conferência de Design e Tecnologia do Vidro organizada pela ESAD.
Da iniciativa, integrada na Semana do Design da Marinha Grande, faz parte um conjunto de comunicações sobre a história da indústria do vidro em Portugal, o estudo arqueológico de vidros romanos na Península Ibérica, e a importância da cultura do desenho no sector vidreiro e do vidro na arte contemporânea com apresentação de alguns estudos de casos.
N.N.
Programa
10h00 – Marinha Grande, Pólo vidreiro por excelência: etapas de um processo (Séc. XVIII-XX); José Amado Mendes (Univ. de Coimbra e UAL)
10h30 – Forma, função e estética nos vidros romanos; Mário Dias da Cruz (Vicarte – Universidade Nova de Lisboa e CITCEM – Univ. do Minho e do Porto)
11h00 – Os desenhos do Vidro; Philip Cabau (ESAD)
11h30 – O vidro na arte contemporânea; Teresa Almeida (Faculdade de Belas Artes do Porto e Vicarte – Univ. Nova de Lisboa)
12h00 – Moldes Mutantes; Vítor Agostinho (ESAD)
14h00 – Vidro Português, Qual o seu ADN?; Miguel Palmela; Carlos Ceia Simões (CSS Lda)
14h30 – Indústria do Vidro: design, automatização e simulação com SolidWorks; Rui Alexandre (Sqedio)
15h00– A importância do vidro na Industria de bebidas; Cristina Silva (Unicer)
15h30 – Inovação e Design no Vidro de Embalagem; Fernando Costa (BAvidro)
16h00 – Da aproximação entre vidros ao redesign de processos vidreiros; José Frade (ESAD)
16h30 – Design de Produto – Cerâmica e Vidro – Um caso singular de oferta formativa do ensino superior público; Fernando Carradas e Carla Lobo (ESAD)






























