Cinco projectos de Peniche foram distinguidos na primeira gala Platicemar – Fazer acontecer o mar, que decorreu a 5 de Fevereiro, no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo. Um dos projectos, intitulado MARLight, pretende produzir e comercializar starlights biológicas. Trata-se de uma inovação muito importante porque substitui as luzes com químicos que são usadas na pesca para sinalizar as bóias e que acabam por ficar a poluir o mar com plástico e produtos tóxicos. A ideia deste projecto foi de Manuel Seixas, Rafaela Freitas e Adriana Luz.
Dois dos projectos premiados são de plataformas online de venda de peixe do mar de Peniche (Do Mar, de Henrique e Ana Estrelinha, e Fishify, de André Lucas e Rui Santos), outro quer-se dedicar à produção de um tipo de algas para o sushi (IberoAlgas, de Cristiana Cunha) e há ainda um que pretende que seja feita a observação, inspecção e diagnóstico de condições subaquáticas (de Sérgio Correia e Sónia Falcão).
Em todo o país foram distinguidas 24 ideias de negócio. O concurso tem como objectivo a facilitação do aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.

- publicidade -