Comitiva de empresários chineses visitou as Caldas da Rainha

0
922

notícia das caldasUma comitiva de empresários da província chinesa de Shandong esteve nas Caldas da Rainha, a 30 de Abril, para visitar algumas explorações agrícolas do concelho com vista a eventuais investimentos.
Os 10 empresários chineses, que vieram a Portugal a convite da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC), foram recebidos na Câmara das Caldas pelo vice-presidente, Tinta Ferreira, e o presidente da ACCCRO, João Frade. O presidente da Câmara não esteve presente.
A visita às Caldas não estava programada e foi proporcionada pela relação entre os dirigentes da AJEPC e o presidente da Associação Comercial das Caldas. Alberto Carvalho Neto e Bernardo Mendia, respectivamente presidente e vice-presidente da AJEPC, foram colegas de João Frade no Grupo de Forcados das Caldas da Rainha.

Segundo o caldense Bernardo Mendia, o grupo esteve hospedado durante cinco dias em Lisboa, onde visitaram várias empresas, tendo a associação optado por privilegiar na visita ao concelho das Caldas o sector agrícola e da produção animal.
Bernardo Mendia espera que em Junho passe por Portugal, e eventualmente pelas Caldas da Rainha, uma comitiva maior com representantes de várias associações de comerciantes da China que irá estar em vários países da Europa.
“O objectivo é que surjam oportunidades de negócio para a China e para Portugal”, explicou o vice-presidente da AJEPC
O comissário da confederação do comércio e indústria de Shandong, Lin Bin, referiu o facto de terem sido muito bem recebidos nas Caldas da Rainha e disse acreditar que a visita seria promissora. “Os portugueses são muito sinceros, simpáticos e honestos”, afirmou. O também conselheiro da República Popular da China, salientou que esta era apenas a primeira visita a Portugal e deixou a vontade de que fossem organizadas mais viagens deste género.
Uma das curiosidades desta visita é que Jinan, capital da província de Shandong, é também uma cidade termal, mas essa especificidade não foi explorada e não houve nenhuma visita ao Hospital Termal das Caldas. “Talvez para a próxima vez possamos fazer isso. Desta vez estamos com uma agenda muito preenchida”, referiu P.A.

- publicidade -