Comércio dá maior estímulo à economia da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

0
673

Setor representa mais de metade do volume de negócios gerado na união de freguesias e é também o principal municiador de emprego

Quando se pensa em Alcobaça quanto à sua principal vocação em termos de atividade económica, pensa-se num concelho fortemente marcado pela indústria e pela produção agrícola, nomeadamente no setor frutícola. No entanto, quando se fecha o foco à cidade que é sede de concelho, a realidade que se encontra é bem diferente. A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria tem um tecido económico dominado pelo comércio e pelos serviços.


Começando pelo número de empresas sediadas na união de freguesias, segundo o diretório da Iberinform, o setor dos serviços é o mais representativo, cerca de 39% do tecido empresarial, seguido do comércio com 29%, ou seja, em conjunto os dois setores representam mais de dois terços de todo o tecido empresarial. Mas este é o único indicador no qual o setor dos serviços surge no topo. Em todos os restantes é superado pelo comércio, a começar pelo volume de negócios (relativo a 2019). As vendas do setor na união de freguesias é superior a 50% do total, quase 54 milhões de euros, para um total de 102,3 milhões de euros em 2019. Em faturação, os serviços surgem apenas em terceiro lugar, com uma fatia de 15% do total, abaixo ainda da construção, que representa 20% do volume de negócios. O turismo representa 8% do volume de negócios, indústria, transportes e agricultura somam, em conjunto, 6%.
Ainda segundo a Iberinform, as empresas sediadas na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria dão trabalho a perto de 1500 pessoas. Destas, quase um terço (31%) trabalham no comércio, e um pouco mais de um quarto (26%), trabalham nos serviços. A construção garante 19% destes postos de trabalho e o turismo 16%.
As empresas com sede nesta união de freguesias não têm uma vocação exportadora.
Quanto às maiores empresas deste território, há a assinalar o facto de sete das 10 maiores terem atividade no ramo do comércio. Duas exploram supermercados, incluindo a maior em volume de negócios, a Interalcobaça Supermercados, Lda, há ainda representantes do comércio de automóveis – como a Sociedade Automóveis Cruz de Cristo, Lda, a segunda maior – e produtos associados, materiais de construção e produtos farmacêuticos. O pódio encerra com a Manuel Mateus Frazão Lda, do setor da construção (que tem mais um representante na lista das 10 maiores). O top 10 inclui, igualmente, uma empresa de turismo, a Termas da Piedade, Lda, que explora o Your Hotel & Spa. ■

- publicidade -