Combater cenário de crise é o mote para novo mandato de Luís Gomes na ACCCRO

0
393
Os elementos que tomaram posse no dia 3 de agosto

Luís Gomes tomou posse na quarta-feira da semana passada (3 de agosto) como presidente da direção da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste para um segundo mandato de três anos, até 2025, e aponta o combate ao cenário de crise como a prioridade no apoio aos empresários.
Reconduzido por mais três anos na presidência daquela entidade, o dirigente referiu, na tomada de posse, que tem como objetivo encetar “um trabalho de continuidade”, mas antecipou que serão tempos com algumas dificuldades e desafios para os empresários.
Depois da pandemia, as empresas deparam-se, agora, com “problemas de falta de mão-de-obra, que é uma das questões que temos agora em cima da mesa”, assim como o cenário de crise energética. “Em Espanha já se começou a fazer contenção, nós também caminhamos nesse sentido e as empresas e os consumidores é que vão pagar a fatura”, realçou.
O empresário e dirigente salientou, no entanto, que a associação vai estar presente e ao lado dos empresários, nestas e nas outras questões.
Além destes problemas de fundo, Luís Gomes apontou ainda como focos na ação reivindicativa da associação a defesa da construção de um novo aeroporto para servir Lisboa a norte do Tejo, assim como pela construção de um novo hospital no Oeste nas Caldas da Rainha. Estas são duas questões que o elenco considera fundamentais na defesa dos interesses dos empresários e comerciantes do concelho e da região, pelo impacto direto que têm.
António Salvador, que se mantém na presidência da Assembleia Geral, destacou a união e confiança que existiu no primeiro mandato e manifestou o desejo de que assim continue no segundo. “Espero que tenham a melhor gestão possível”, afirmou, lembrando que “as associações empresariais servem para defender os interesses dos empresários, reivindicando os direitos das empresas”. O presidente da AG salientou, ainda, que neste mandato a associação comemora os 120 anos e que o deve comemorar a preceito.
Mantendo os mesmos presidentes, – Luiz Gomes é presidente do Conselho Fiscal – as equipas dos diferentes órgãos sofreram ligeiras alterações. Paulo Ribeiro e Cassis Clay passaram, respetivamente, da direção para a Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal. Este órgão tem Anna Filyuk como uma das quatro novidades das listas. A direção foi o órgão que sofreu maiores alterações, com as entradas de Andreia Marques, Susana Vogado e Filipe Belmonte para cargos executivos, que acompanham agora o presidente Luís Gomes e o vice Marco Pereira. A presença feminina faz-se, assim, notar como 40% da direção, que no mandato anterior era constituída apenas por elementos masculinos. Essa foi, de resto, um fator que foi levado em consideração na constituição das novas equipas e que vem dar uma perspetiva diferente ao elenco. De resto, são agora quatro os elementos femininos nos órgãos sociais, o dobro em relação ao mandato anterior, do qual se mantém Sofia Rafael, na Assembleia Geral.
“Depois dos momentos difíceis que vivemos nos últimos três anos, foi preciso renovar as energias, e é importante trazer novas pessoas, que trazem também ideias diferentes”, sublinhou Luís Gomes, que agradeceu o serviço prestado pelos elementos que cessaram funções, assim como aos novos por terem decidido abraçar esta missão.
O presidente da ACCCRO realça, ainda, que foi também objetivo para o novo mandato aumentar a representatividade do comércio do centro da cidade no órgão executivo. “Vem-nos dar uma visão mais clara das questões que preocupam estes comerciantes e que era algo que não tínhamos no mandato anterior”, conclui Luís Gomes. ■

- publicidade -