Cinco empresas das Caldas da Rainha fazem parte das 1239 que obtiveram o estatuto de PME Excelência em 2012 atribuído pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação). Tratam-se de pequenas e médias empresas que apresentaram nesse ano rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional e que, segundo o IAPMEI, “têm sabido manter altos padrões competitivos e estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados e contributos activos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem”.
Por outras palavras, são empresas que estão em contra-ciclo ao terem apresentado nas suas contas de 2011, por exemplo, volumes de negócios superiores a 5% face ao ano anterior (2010), que têm uma autonomia financeira superior a 35% e uma rendibilidade dos capitais próprios maior ou igual a 10%.
No concelho caldense estão de parabéns a A. P. Carriço – Maquinagem Industrial, Unipessoal, Lda. que se dedica à fabricação de máquinas, a Amaro da Silva, Lda. vocacionada para equipamentos de refrigeração e ventilação, a Lealmat – Materiais de Construção, Decoração e Bricolage Lda., a Santos Monteiro & CA, Lda. (ambas dedicadas ao comércio) e a CALRAI – Serviços de Restauração, Lda., vulgo Mc Donald’s.
Óbidos conta com três empresas PME Excelência: a Barros & Moreira, SA (materiais de construção e equipamento sanitário), a Rui & Filipe Correia – Distribuidores de Produtos Alimentares, Lda. e a Tekever – Tecnologias de Informação SA.
Na região, o concelho com mais empresas nesta lista é o de Alcobaça, com seis premiados. Trata-se da Ceriart – Cerâmica Artística, SA (Aljubarrota), a Faianças J. Barreiro, Lda. (Coz), a M. T. V. – Indústria e Comércio de Marroquinaria e Acessórios de Vestuário, Lda. (Benedita), a T. F. P. Box, Unipessoal, Lda. (Pataias), a Vidrexport – Produção de Vidro, Lda. (Martingança) e a Frutas Classe – Comércio de Frutas, SA, de Vimeiro de Alcobaça, mesmo junto à fronteira com a freguesia caldense de Santa Catarina.
Em Rio Maior há uma panificadora no rol – a Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, Lda., acompanhada da Felix & Nogueira, Lda. (comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco) e da Planicieverde – Sociedade Agrícola, Lda., esta última dedicada à produção de produtos hortícolas, raízes e tubérculos.
O Bombarral tem no Pó a sua única empresa PME EXcelência – a Pentacoelho – Abate e Comercialização de Coelhos, SA.
Os concelhos de Peniche e Cadaval não têm este ano nenhuma empresa premiada.
O estatuto PME Excelência é uma marca registada do IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, Barclays, BES, Banco Espírito Santo dos Açores, BPI, CGD, Crédito Agrícola, BCP, Montepio e Santander Totta.
Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt






























