No passado sábado, 10 de Outubro, dia de inauguração, o LC Explica abriu as portas a todos os visitantes que quisessem conhecer o novo centro de explicações das Caldas. Havia comida na mesa e vários divertimentos que deliciaram os mais novos, como pinturas faciais e enchimentos de balões, que estiveram a cargo de duas animadoras, uma delas disfarçada de “boneca de trapos”. Ao longo da manhã, o nº 16B da Avenida 1º de Maio foi recebendo amigos e familiares de Ricardo Mendes e Cláudia Neves, as duas principais caras do estabelecimento.
Licenciado em dois cursos (Economia, Matemática e Aplicações) e ainda mestre em Estatística, Matemática e Computação, Ricardo Mendes lembra-se de dar explicações desde os 18 anos, primeiro em casa e depois nos centros de explicações. A idéia de abrir as suas próprias instalações já existia há algum tempo, mas só começou a ganhar forma a partir de Maio. “O facto de ser professor de empreendorismo também motivou a abertura do centro, pois acho que devo dar o exemplo de empreendedor”, contou Ricardo Mendes, docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Aquilo que distingue este espaço de outros semelhantes é o conceito low-cost (baixo custo), garante Ricardo Mendes, pois os “preços são mais acessíveis de modo a permitir que as pessoas carenciadas tenham acesso a estes serviços”. As mensalidades variam consoante o número de horas semanais e o nível de escolaridade dos beneficiários e distribuem-se por um conjunto de serviços bastante abrangente. Um aluno pode usufruir da sala de estudo, direccionada aos estudantes do 2º e 3º ciclo, a partir dos 36 euros (4 horas semanais), caso frequente o 2º ciclo, por exemplo. De momento, a sala tem capacidade para oito crianças, um espaço onde também se estimulam as artes criativas.
Por outro lado, se o aluno pretende um acompanhamento mais personalizado, tem como opção as explicações individuais ou a pares, serviços que vão dos 24 aos 84 euros (1 hora) e que estão disponíveis para todos os anos de escolaridade, incluindo o nível superior. Aqui, incluem-se também as explicações avulso, que são pagas no momento – mais informações disponíveis em sites.google.com/site/lcexplica/.
Apesar de Ricardo Mendes e Cláudia Neves serem os profissionais que dedicam mais tempo ao LC Explica, o centro conta com uma vasta equipa de colaboradores especializados em distintas matérias, prontos a auxiliar os alunos interessados, quer do ensino regular como do técnico-profissional.
Próximo da rede de transportes – autocarros e comboios – o espaço do LC Explica implica um custo mensal de 200 euros para Ricardo Mendes, que adianta que “o investimento em imobiliário não ultrapassou os 200 euros, porque muitos equipamentos não foram comprados em primeira mão”, mas antes reaproveitados pelo proprietário e por Cláudia Neves. “É também esta a filosofia do low-cost, equipar e decorar ao longo do tempo”, refere o professor da EHTO.
Com o objectivo de diminuir “ainda mais” o valor das mensalidades, o LC Explica tem procurado a parceria com diversas entidades, especialmente desportivas. A Associação Hípica O Atelier do Cavalo, o Fight Factory ADDDC e o Clube de Ténis das Caldas da Rainha já se juntaram a este projecto, sendo que os utentes destes parceiros e seus familiares directos – em idade escolar – beneficiam de descontos.
- publicidade -






























