A empresa caldense Caldeira & Caldeira, que se dedica à distribuição de bebidas e outros produtos (sobretudo alimentares), celebra este ano o seu 80º aniversário. Em 2018 a facturação foi superior a 1,5 milhões de euros, a maior parte através dos produtos da Super Bock Group (70%) vendidos através do canal Horeca (95%).
A empresa caldense Caldeira & Caldeira Lda. localiza-se na zona industrial das Caldas e está a celebrar o seu 80º aniversário. A firma dedica-se à distribuição de bebidas (como cerveja Super Bock e Carlsberg, Sommersby, água Vitalis, Água das Pedras, vinhos e bebidas espirituosas) e outros produtos (azeite, óleo, gomas e detergentes) e no último ano a facturação foi superior a 1,5 milhões de euros.
A maior parte da facturação é proveniente dos produtos da Super Bock Group (cerca de 70%). A Caldeira & Caldeira é inclusivamente um dos mais antigos distribuidores da marca a nível nacional (desde 1976).
A empresa opera na zona de Caldas, Óbidos e parte do concelho de Peniche (freguesias de Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d’El Rey). A quase a totalidade das vendas (95%) é escoada pelo Canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria), sendo o restante através de revendedores.
O CARÁCTER SAZONAL

Aspecto da fábrica de refrigerantes no Casal de Santa Rita na década de 40 
do século passado. A produção era pouco mecanizada.
Este é um negócio que depende muito da meteorologia e que tem um carácter sazonal. “Se houver sol é meio caminho andado para as vendas”, diz Sofia Veiga, gestora da empresa, contando que cerca de 80% da facturação é obtida nos meses de Julho, Agosto e Setembro “É difícil gerir porque é preciso amealhar no Verão para guardar para o Inverno”, explica a responsável, admitindo que o turismo veio quebrar um pouco a sazonalidade, mas contrapondo com o impacto do declínio da noite caldense.
O carácter sazonal torna-se especialmente difícil de gerir se os recursos humanos não forem temporários, como acontece nesta firma, que tem um carácter familiar.
A Caldeira & Caldeira foi fundada por António Caldeira que era um negociante de ouro que veio de Arganil viver para a Serra do Bouro. Em 1938 António Caldeira juntou-se com dois sócios António Nunes e Serafim Nunes e constituiu a Serafim & Caldeira Lda., no Casal de Santa Rita. A empresa dedicava-se à distribuição e à produção própria, onde se destacavam os sumos com a garrafa do pirolito (uma garrafa de vidro com uma esfera no gargalo que tinha de ser pressionada para abrir). Os refrigerantes eram feitos à base de água gaseificada e xarope.
No ano seguinte António Caldeira compra as quotas aos sócios e a firma passa a designar-se Caldeira & Caldeira Lda. Pouco depois muda para a Rua da Praça de Touros. Durante a II Grande Guerra a distribuição era feita em carroças. Em 1944 a empresa transferiu-se para um espaço mais amplo na mesma rua.
Na década de 60 associou-se à Rical na produção de refrigerantes, mas a experiência durou pouco tempo, acabando a firma caldense por vir a centrar a sua actividade apenas na distribuição. Nessa altura a firma era gerida por Manuel Caldeira (filho de António Caldeira), que chegou a ser um dos maiores accionistas na própria Rical e com um papel importante na sua gestão, tendo, por exemplo, ajudado no lançamento de novos produtos.
Na década seguinte a firma mudou-se para a Rua Sales Henriques, mas em 1988 volta a mudar de localização, desta vez para a Zona Industrial, onde ainda hoje se mantém.
UMA EMPRESA FAMILIAR

A Caldeira & Caldeira Lda. é actualmente gerida por Sofia Caldeira Veiga, que é bisneta do fundador. A gestão vai, assim, já na quarta geração da família.
Sofia entrou para a empresa como escriturária há quase 29 anos. Passou pelas vendas, tornou-se chefe de vendas e agora é gestora. “Sendo uma mulher, podia ser mais difícil respeitarem-me, mas não, há um bom ambiente e a equipa é jovem e dinâmica”, realça, pouco antes de ela própria se colocar ao volante de um empilhador, mostrando que, se necessário, também dá uma mão fora do escritório.
Actualmente a empresa conta com 14 funcionários e tem planos de crescimento, sobretudo ao nível da diversificação dos produtos que vende. Trata-se de uma estratégia que tem vindo a ser seguida ao longo dos últimos anos, privilegiando o aumento do leque de referências do que na área geográfica.
Conta com quatro carros de vendas e quatro de distribuição. De manhã os funcionários chegam, carregam as carrinhas e vão às suas rotas.
“É uma empresa sólida, não tem dívidas”, garante Sofia Veiga, acrescentando que quer dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelo seu pai.
A Caldeira & Caldeira Lda. é fornecedora exclusiva da Super Bock para o Mercado Medieval de Óbidos e também da própria Feira da Fruta nas Caldas da Rainha. “É prestigiante e pretendemos manter esta parceria”, diz Sofia Veiga.
Ao longo dos anos a empresa tem recebido vários prémios da Super Bock Group (antiga Unicer) e o estatuto PME Líder (2010, 2011, 2017 e 2018).






























