O café Capristanos, nas instalações da Rodoviária, inaugurou recentemente um novo conceito que aposta nos produtos locais que são agora a base dos almoços e jantares que ali se servem.
Artigos das praças locais e Lagoa de Óbidos são o mote da carta deste espaço que desde há quatro anos tem vindo a sofrer uma intensa remodelação.
Rui da Bernarda, que desde 2012 explora este espaço, diz que o investimento nele realizado já ultrapassou os 150 mil euros.
“O objectivo foi tornar o café um “filho” da Mercearia Pena”, contou Rui da Bernarda, que é também proprietário daquele estabelecimento, cujos produtos vão estar agora à venda nos Capristanos. Será o caso do bacalhau, o grão, o feijão ou o Café da Avó.
O empresário diz que os produtos da Pena são apenas um dos quatro pilares onde assenta a filosofia dos Capristanos. Os restantes são os produtos da Praça da Fruta, do mercado do Peixe e os da Lagoa de Óbidos. Estes últimos, por haver algumas condicionantes – como a proibição da pesca de algumas espécies – não vão estar na carta mas, pontualmente, serão servidos naquele estabelecimento.
“Queremos trabalhar sobretudo com produtos do dia, que são da região e de Portugal”, disse Rui da Bernarda, que prefere excluir o que é importado ou ultracongelado e que, muitas vezes, não tem qualidade.
Nos Capristanos está agora em destaque, um belo painel azulejar da autoria do Estúdio Pedrita (a cargo dos designers Rita João e Pedro Ferreira) no qual se pode ver um rosto feminino que é o da Rainha D. Leonor.
Foi também Rita João e Pedro Ferreira que cuidaram do novo design de mesas, cadeiras (três tipos), balcões e alguns objectos. A imagem gráfica dos Capristanos ficou a cargo do colectivo 4.16.
O espaço possui 52 lugares e permite “vários tipos de combinações e rearranjos”, disse o empresário. Rui da Bernarda recordou que os Capristanos são um dos espaços comerciais mais antigos da cidade. “Não se pode desperdiçar memórias. Temos que as honrar com continuidade”, disse.
O café já emprega 11 pessoas, o quádruplo do que tinha quando Rui da Bernarda adquiriu o negócio.
Neste estabelecimento o prato de almoço é de 4,80 euros e o preço médio ao jantar fica entre os 10 e os 12 euros.
Os Capristanos funcionam entre as 5h30 e as 22h00 de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 23h00 (sexta-feira) e ao sábado e ao domingo, entre as 7h00 e as 23h00.































