No próximo mês de Setembro, a Bordallo Pinheiro vai avançar com a internacionalização para os Estados Unidos da América, um dos três mercados de aposta da marca, segundo afirmou à Lusa, o director de marketing da Vista Alegre Atlantis, Nuno Barra.
Segundo aquele responsável, a fábrica caldense “sempre esteve muito virada para o mercado nacional e uma das orientações estratégicas foi acelerar a internacionalização”. Além dos EUA, os outros mercados prioritários são a Espanha e o Brasil.
Nuno Barra disse ainda à Lusa que a internacionalização da marca caldense em Espanha começou há dois anos e no Brasil este ano. É neste último que se encontra a exposição “A Arte Contemporânea na Cerâmica Portuguesa – Universo Bordallo Pinheiro – 20 Bordallianos do Brasil” que esteve no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte.
Esta exposição vai ser também apresentada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Dela fazem parte as peças realizadas nas Caldas da Rainha por 20 artistas brasileiros que nela produziram obras contemporâneas, inspiradas no universo de Bordalo Pinheiro.
Esta iniciativa assinala os 125 anos da Fábrica e aposta de forma mais consistente na internacionalização da marca. Cada uma das peças criadas por estes artistas terá uma edição de 250 exemplares para o mercado brasileiro e igual número para o mercado português.
Esta iniciativa, designada “BB – Bordallianos do Brasil”, acentua a estratégia de internacionalização das Faianças Bordallo Pinheiro naquele pais, onde há mais de 110 anos, Rafael Bordallo Pinheiro viveu algum tempo e deixou uma das mais importantes peças produzida nas Caldas da Rainha: a famosa Jarra Beethoven. Esta obra com os seus 2,60 metros de altura, é um exemplar único que o artista ofereceu à Presidência da República do Brasil, em 1899, e que actualmente está exposta no Museu Nacional de Belas Artes, em São Paulo.
Em Portugal a exposição das obras contemporâneas está, segundo Nuno Barra, prevista para Outubro. À Gazeta das Caldas este responsável afirmou que, depois de realizada a exposição em Portugal, as peças dos artistas brasileiros “irão estar à venda na loja da Bordallo nas Caldas da Rainha”.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt































