Bitcliq desenvolve nova aplicação para a Docapesca

0
584
Pedro Manuel, CEO da Bitcliq Technologies, explica o processo na apresentação da aplicação

Programa resulta do piloto Lota Digital, levado a cabo entre 2019 e 2021 pela empresa caldense Bitcliq

A Docapesca apresentou na passada segunda-feira, em Sesimbra, a nova aplicação móvel “Leilão a Bordo”, que permite a compra e venda de pescado fresco logo após a captura, antes de chegar a terra e ser descarregado em lota. A ferramenta, disponível para sistemas Android e iOS, foi desenvolvida pela empresa caldense Bitcliq Technologies e estreia-se nas lotas de Peniche e Sesimbra.
Com uma navegação user friendly, a app “Leilão a Bordo” une diretamente a rede de pescadores aos compradores apresentando inúmeras vantagens. Para o pescador, antecipa a venda do pescado e potencia a sua valorização face ao leilão tradicional. Além disto, permite o acesso a uma maior rede de compradores a nível nacional e internacional. O processo garante ainda maior eficácia através do registo automático de capturas.
Por seu turno, para o comprador, a app oferece acesso antecipado a todas as capturas do dia, possibilita comprar via leilão a bordo e em várias lotas. O sistema garante transparência e segurança na compra, rastreabilidade digital, bem como a gestão da lista de compras online com emissão das respetivas ordens de compra.
Durante a apresentação, Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, destacou que a introdução desta tecnologia evidencia que “a pesca é um caminho de futuro”, destacando que a introdução de tecnologia neste setor tradicional “vai contribuir para valorizar ainda mais os nossos produtos”.
Sérgio Faias, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca sublinha que a criação da app “Leilão a Bordo” “reflete o compromisso da Docapesca em disponibilizar um serviço cada vez mais ajustado às necessidades atuais do mercado e do negócio e na capacidade de transformação e digitalização de um setor chave para o desenvolvimento e competitividade do tecido económico nacional como é o setor das pescas”.
A implementação do sistema significou um valor de investimento na ordem de 574 mil euros, co-financiados pelo programa operacional Mar 2020. Este sistema é uma evolução do piloto Lota Digital, que esteve em desenvolvimento pela Bitcliq entre 2019 e o início de 2021, chegando agora ao mercado. O sistema utiliza tecnologia de blockchain e inteligência artificial, que permite identificar o pescado automaticamente através de visão por computador, acelerando o processo e minimizando os erros.
A app “Leilão a Bordo” inicia atividade em Sesimbra e Peniche, mas será alargada durante 2022 à totalidade das lotas principais sob gestão da Docapesca em Portugal continental. Estima-se, ainda, que até ao final do primeiro semestre de 2023 esteja implementado na totalidade dos postos de vendagem da Docapesca nas pequenas comunidades piscatórias. ■

- publicidade -