Grupo caldense fundado em 2007 começou expansão em 2015 e estima chegar aos 30 ginásios até ao final deste ano. Aquisição da rede Queens deverá duplicar alcance no mercado da cidade
O grupo Balance Company, que está ligado à área do fitness, tem estado em grande expansão e tem o objetivo de ultrapassar os 30 ginásios até ao final do ano, com a abertura de mais sete espaços em vários pontos do país, e de chegar aos 50 até ao final de 2022. Como parte desse plano de crescimento, adquiriu o seu principal concorrente nas Caldas da Rainha, o Queens, que está a receber melhoramentos para se tornar na base da empresa, mas também num centro de fitness e lazer de referência.
Rede conta já com 21 ginásios da marca Fictness Factory e mais quatro da marca Balance Club
O grupo, sediado nas Caldas da Rainha, foi fundado em 2007 e tem como face mais visível da sua atividade a gestão das marcas Balance Club, direcionada a um segmento premium, com quatro ginásios atualmente, e Fitness Factory, com 21 ginásios e que está associada ao low cost e com o qual a empresa caldense começou o processo de expansão, em 2015.
O grupo tem crescido a sua atividade quer com ginásios próprios, quer através do franchising das suas marcas, com forte presença na zona Centro, mas disseminada já a norte, nas portas de Lisboa e também a zonas de interior e no arquipélago da Madeira.
“A rede Fitness Factory é a que cresce mais rapidamente, porque tem um modelo de operação mais fácil de implementar, e também é um modelo de ginásio pelo qual, neste momento, há maior necessidade, que oferece qualidade a baixo custo”, refere Pedro Simão, presidente do grupo.
A estratégia do grupo passa por ter, pelo menos, uma das suas insígnias em cada distrito do país e, depois, em cada cidade ou vila com mais de 5 mil habitantes.
O grupo atingiu já um volume de negócios superior aos 7 milhões de euros, emprega mais de 500 pessoas e ultrapassou, ainda, a barreira dos 25 mil clientes.
Além do plano de expansão nacional, o grupo está, igualmente, a trabalhar a internacionalização. Para tal vai ser criada uma terceira marca, apontada ao mercado espanhol através de franchising. Essa nova insígnia deverá iniciar em Portugal, com três espaços até ao final deste ano, para preparar a entrada no país vizinho, com um conceito de crescimento rápido.
Conjunto de ginásios emprega mais de 500 pessoas e tem mais de 25 mil clientes
Uma nova base de operações
Dentro do plano de expansão da Balance Company, a aquisição da rede Queens, que era concorrente direta no mercado da cidade, surgiu como uma oportunidade.
Pedro Simão realça que foi “a maior aquisição em grupo” que a empresa já fez. Além dos dois espaços nas Caldas da Rainha, a rede Queens tinha mais dois espaços, em Pombal e Gaia. Pedro Simão realça que “coincidiu coma vontade do grupo Queens de vender os seus negócios”.
O antigo Queens 1, localizado na Quinta da Oliveira, vai ser convertido num novo Balance Club e na nova sede da empresa, deslocalizando das atuais instalações, o que deverá acontecer até ao final do ano.
Além de melhorar de forma significativa as condições dos serviços administrativos, o objetivo é que o novo Balance seja uma nova referência em termos de fitness e lazer. Entre as principais alterações, haverá um restaurante panorâmico, vai ser criado um espaço de co-work, para responder a um público crescente que trabalha à distância e procura um espaço de excelência para o fazer, e serão criados quatro campos de paddel tennis. Nesta área, a empresa fará, igualmente, uma nova aposta, com a criação de uma marca que deverá ter, igualmente, expansão nacional.
As novas instalações serão, igualmente, base da restante operação do grupo, que além dos ginásios tem a plataforma de aulas virtuais Veo, na área de imobiliário, também ligada ao ramo dos ginásios, e ainda na área da fisioterapia.
O Queens 2, na Rua do Funchal, será convertido num novo Fitness Factory, aumentando para dois os espaços desta marca nas Caldas.
A operação vai permitir aumentar de 1.800 para cerca de 3.500 a base de clientes na cidade termal. ■






























