Caldas da Rainha não tem no seu tecido empresarial muitas empresas de grandes dimensões, mas consegue colocar algumas nos lugares cimeiros das maiores e das melhores empresas do distrito de Leiria, que foi publicado pelo jornal Região de Leiria. A Auto Júlio, S.A. surge como a sétima maior em volume de vendas no ano de 2017. Já a Transwhite é colocada na posição 19 pela sua performance geral, na qual são combinados vários factores de performance financeira.
O ranking elaborado pelo Região de Leiria, com informação tratada pela auditora Baker Tilly, coloca 16 empresas do Oeste entre as 100 maiores (em volume de negócios) do distrito mais o concelho de Ourém. E estas 16 são encabeçadas pela caldense Auto Júlio, S.A.
A empresa liderada por António Júlio Sousa apresentou em 2017 um volume de negócios de 100 milhões de euros e surge em 7º lugar de uma lista liderada pela leiriense Lusiaves, que facturou 226 milhões de euros. O grupo empresarial caldense apresentou um crescimento de 25% no volume de negócios e um resultado líquido do exercício de 568 mil euros.
No grupo das 10 maiores surge também a European Seafood Investments Portugal, S.A., que actua na transformação de pescado para conservas no concelho de Peniche. Esta empresa de capitais tailandeses que empresa 948 pessoas também cresceu as suas vendas para 97 milhões de euros, e somou resultados líquidos de 4,7 milhões de euros.
Além do Grupo Auto Júlio, Caldas está representada nesta lista com mais cinco empresas. Na parte cimeira da tabela está a Schaeffler Portugal, Unipessoal, Lda., que facturou 60,8 milhões de euros e registou resultados líquidos de 2,7 milhões de euros.
Alcobaça tem cinco empresas neste ranking, lideradas pela beneditense Benecar – Automóveis, S.A., que surge no 19º lugar com quase 53 milhões de euros em vendas. Esta empresa, que actua na compra, venda, reparação, aluguer e representação de veículos, obteve resultados líquidos de 2,3 milhões de euros no exercício de 2017 e emprega 93 pessoas.
No ranking das 100 maiores empresas estão ainda duas empresas de Óbidos e uma dos concelhos do Bombarral e da Nazaré.
TRANSWHITE ENTRE AS MELHORES

Já no ranking de performance geral, aquele jornal leiriense e a Baker Tilly apontam a Transwhite como a melhor empresa caldense. Para essa classificação surgem combinados diversos factores de performance financeira, como a autonomia financeira, o EBITDA sobre o capital, volume de negócios, o retorno do capital próprio, a produtividade, o crescimento, ou o autofinanciamento sobre o capital próprio. Neste último factor a empresa caldense é mesmo a que ocupa o primeiro lugar entre estas 100 empresas. A Transwhite foi ainda a terceira que mais cresceu em postos de trabalho (mais 83) e a 10º que mais aumentou a facturação (36%).































