Assistexpat ajuda estrangeiros a instalarem-se na região

0
1103
João Ângelo ao centro com as duas colaboradoras da Assistexpat

A empresa CMIA Assistexpat instalou-se nas Caldas no início do mês de Outubro e está vocacionada para a assistência a expatriados e também à internacionalização de empresas da região para mercados francófonos.
O projecto nasceu em Fevereiro do ano passado em Lisboa pela mão dos sócios João Ângelo e Philippe Caminade.
“O Philippe estava a pensar investir em Portugal há algum tempo e como eu fazia parte da direção da União dos Franceses Expatriados no Centro Oeste, sabíamos dos problemas que os estrangeiros encontram para se instalar em Portugal”, conta João Ângelo. Questões que começam com a barreira linguística e se estendem à burocracia complexa.
A empresa começou a dar assistência aos expatriados, pessoas que vêm do estrangeiro para se instalarem no nosso país, maioritariamente francófonos. O serviço envolve todo o processo, desde a venda de propriedades no país de origem, encontrar alojamento em Portugal, tratar de todo o processo burocrático e fazer mudança dos bens para Portugal.
Além deste serviço, a Assistexpat faz o movimento inverso a nível empresarial, ou seja, apoia empresas da região que querem colocar os seus produtos no mercado francês.
De Lisboa, a empresa mudou-se para Peniche. João Ângelo explica que a procura pelo Oeste se ficou a dever a estar ser uma região com muito para oferecer e com maior qualidade de vida do que Lisboa. “Temos clientes a querer ir para Lisboa ou para o Algarve e aconselhamos que venham para o Oeste”, refere.
Na mudança para as Caldas a empresa encontrou uma cidade “com mais dinâmica, mais oferta cultural, e uma centralidade muito boa”, afirmou.
Nas Caldas a empresa tem um escritório maior e a equipa cresceu para três pessoas, com possibilidade de continuar a crescer no futuro. A empresa investiu cerca de 15 mil euros para abrir este novo escritório.

- publicidade -