
Actualmente a MegaExpansão já possui salas de formação no centro comercial da Rua das Montras e na Rua Capitão Filipe de Sousa, onde actualmente é feito o atendimento permanente.
É no novo espaço que se realiza a terceira edição do Curso Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Trata-se de uma formação para licenciados que tem tido bastante procura, uma vez que, como explica Carlos Galveias, director pedagógico da MegaExpansão, “é transversal a várias áreas profissionais e reforça as qualificações de muitos jovens”.
Naquelas instalações serão também promovidos, a partir do próximo mês, cursos de Auxiliar de Saúde e Formação Inicial de Formadores, entre outros.
“As alterações legislativas têm levado a um incentivo suplementar para a formação”, refere Carlos Galveias, acrescentando que, aos poucos, os empresários começam a consciencializar-se dessas necessidades.
A MegaExpansão começou a sua actividade como entidade formadora na área da Informática, mas nos últimos anos foi alargando o leque de oferta às Línguas, à área da Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho, Secretariado e Trabalho Administrativo e Fiscalidade.
No âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), que gere os fundos da formação do Fundo Social Europeu, a empresa tem promovido formação para desempregados, especialmente de longa duração. Promovem também formação modular certificada que pode dar equivalência em termos de habilitações escolares, assim como formação inicial e contínua de formadores.
A grande maioria da formação desenvolvida por esta empresa tem sido fora do concelho. Com uma área de abrangência entre Aveiro e o Algarve, a MegaExpansão o ano passado realizou um volume de formação na ordem das 150 mil horas, envolvendo 1500 formandos e 250 formadores.
As localidades de Reguengos de Monsaraz, Évora, Vendas Novas, Estremoz e Serpa, na região do Alentejo, foram as que tiveram um maior número de horas de formação. Nesses locais a empresa caldense aluga espaços (quando o volume de formação é significativo) ou estabelece parcerias com entidades que estão implementadas no local, como os Centros de Novas Oportunidades Locais ou as Juntas de Freguesia.
Há muitos desempregados que procuram cursos de formação co-financiada, mas esta já começa a ser escassa. Todos os cursos co-financiados têm origem numa candidatura que as entidades formadoras fazem junto do POPH, mas não têm sido abertas candidaturas.
“A formação nos últimos tempos tem sido essencialmente auto-financiada, se bem que ainda estamos a executar alguns projectos que são apoiados”, explica Carlos Galveias.
Nas Caldas está a terminar, em final de Agosto, o curso Técnico de Logística, em que 12 formandos vão obter uma dupla certificação: a do 12º ano de escolaridade e a carteira profissional de nível 4 na área da logística. “Serão todos absorvidos no mercado de trabalho, nos concelhos das Caldas e Óbidos”, garante o director pedagógico da empresa.
Alguma formação resulta também de uma imposição legal, como foi o caso do Curso de Técnico de Agências Funerárias, que terminou nas Caldas há 15 dias. “Para que as agências funerárias possam estar a funcionar, é absolutamente necessário que possuam um técnico com formação de 175 horas, no mínimo, até Dezembro”, explica o responsável, que prevê a realização de mais uma ou duas formações similares até ao final do ano.
Este curso tem uma carga horária de 1100 horas. Até agora foi ministrado apenas o início, com formação ao nível da psicologia do luto, aspectos burocráticos e legais relacionados com o serviço funerário, higiene e segurança no exercício da profissão.
O novo espaço da MegaExpansão é alugado e fica situado junto à rotunda do Imaginário, com facilidade de estacionamento e uma paragem do Toma à porta. Foi feito um investimento inicial de cinco mil euros em equipamento informático, mobiliário e algumas obras.
A empresa caldense, que emprega 13 pessoas, teve o ano passado envolvidos em formação 256 formadores e perspectiva manter este número no presente ano.
Em 2010 a MegaExpansão teve um volume de facturação de quatro milhões de euros. A sua oferta formativa poderá ser consultada na página na internet e possui uma linha azul (tel. 808202812) para informações.






























