Ano do Brasil em Portugal comemorado em Alcobaça

0
919

A cidade de Alcobaça acolhe por estes dias um fim-de-semana Luso-Brasileiro, integrado nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal, que chega ao fim neste mês de Junho. Exposições, palestras e música fazem parte de um programa ao qual se associam diversos estabelecimentos comerciais e de restauração que estarão abertos de noite e dão uma atenção especial aos sabores do nosso país irmão.
Hoje, 7 de Junho, pelas 18h00, são inauguradas as exposições “17 reflexões sobre os Painéis de S. Vicente”, pintura e desenho de Nélia Caixinha, na Galeria Conventual, e “Traços e Riscos”, desenhos de Anastácio, Hugo Mateus, na Galeria Rés-do-Chão. Das 23h00 às 02h00 há “Música(s) do Brasil”, uma sessão com músicas brasileiras com a participação de Natacha Costa Pereira, César Augusto Vasco e José Alberto Vasco no Café Tertúlia.
Amanhã, 8 de Junho, é inaugurada pelas 16h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, uma mostra que “potencializa a Língua Portuguesa, apresenta uma pitada de historicidade e uma explosão de actualidade no contexto da poesia visual contemporânea”. É assim que se define a exposição de poesia virtual “Obranome III”, que pode ser até 30 de Julho.
Mais de 50 poetas, artistas plásticos, designers e académicos brasileiros contribuem para esta mostra que vai já na sua quinta edição e que chega a terras lusas por ocasião do Ano do Brasil em Portugal. Aos artistas brasileiros juntam-se, nesta passagem por Portugal, seis artistas portugueses, entre os quais Ana Hatherly e Fernando Aguiar.
Quem passar pela galeria vai poder ver algumas das tendências da poesia virtual, como a vídeo-poesia, a poesia gráfica, as instalações poéticas ou os caligramas, numa mostra que gira em torno da palavra, ou da sua ausência. Com curadoria de Wagner Barja, a mostra tem entrada livre e pode ser visitada diariamente, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.
O fim-de-semana Luso-Brasileiro, ao qual foi chamado “O Ano do Brasil passa por Alcobaça”, tem organização conjunta da Câmara de Alcobaça, Direcção-Geral do Património Cultural, Mosteiro de Alcobaça, Associação Comercial, Serviços e Indústria de Alcobaça e Brasil Portugal Agora.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -