América Latina na mira das exportações de pêra Rocha

0
795
Gazeta das Caldas

O secretário da Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito disse que estão abertos os mercados do México e da Costa Rica para a exportação de pêra rocha. Estes tinham sido apontados pelos produtores como tendo interesse para a exportação da fruta oestina uma vez que o embargo à Rússia determinou a necessidade de outros destinos num mercado que vale 4,1 milhões de euros anuais.
“Conseguimos novos mercados para as empresas portuguesas poderem vender os seus produtos”, disse o secretário de Estado, à margem da inauguração  da Expotur. O governante acrescentou que  o constrangimento da Federação Russa “passou a ser agora uma oportunidade para estes mercados da América Latina, que são interessantes do ponto de vista do consumo e do consumidor”.
A Portugal e ao Oeste vai também deslocar-se, no final de Agosto, uma delegação da Colômbia que virá conhecer as explorações frutícolas portuguesas.
“Mantemos também conversações com a Argélia, Panamá e Equador”, disse o governante, que quis vir ao Oeste “dar uma palavra de apoio e confiança” aos produtores daquele fruto, preocupados com a sua comercialização.
Segundo Nuno Vieira e Brito, o governo português está ainda a tentar negociar com a UE a utilização de conservantes que permitem a exportação da pêra rocha.

- publicidade -