Altice investe perto de 10 milhões de euros no Oeste

0
678
O presidente da Altice desafiou a ESAD a trabalhar o design dos novos routers em cortiça lançados pela empresa

A Altice Portugal vai investir perto de 10 milhões de euros na expansão da rede de fibra óptica no Oeste. A região vai ficar com 85% dos lares cobertos pela rede da antiga Portugal Telecom e, nas Caldas, a cobertura será mesmo superior aos 90%. O Comité Executivo da empresa esteve na região nos passados dias 7 e 8, tendo ainda assinado um protocolo com a ESAD para colaboração em investigação em design de produto, estágios e intercâmbios.

A comitiva da Altice começou o périplo nas Caldas, numa reunião na Câmara Municipal, onde foi assinado o protocolo que permite à empresa expandir a sua rede de fibra óptica.
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, disse aos jornalistas que o contacto com a autarquia caldense teve a particularidade de serem os próprios presidentes de junta que fizeram chegar à empresa as necessidades dos seus fregueses pelos serviços que a fibra óptica permite oferecer (nomeadamente internet de alta velocidade, além dos serviços de telefone fixo e televisão por cabo).
Esta intervenção no concelho caldense permitirá que 90% dos lares fiquem cobertos por este serviço, algo que o presidente da autarquia, Tinta Ferreira vê “com muito bons olhos”, uma vez que além da população, trata-se de um serviço que “desempenha um papel importante na economia local e na competitividade do território”.
Da Câmara das Caldas, a comitiva seguiu para a OesteCIM, onde foi assinado um protocolo semelhante para garantir a expansão da rede de fibra óptica para todo território da região Oeste. A empresa irá investir nesta intervenção perto de 10 milhões de euros, disse Alexandre Fonseca aos jornalistas.
As obras já estão a decorrer e deverão ficar concluídas num prazo de nove meses. Nessa altura, a região estará coberta a cerca de 85% por fibra óptica, percentagem idêntica às região da Grande Lisboa e do Grande Porto.
Na OesteCIM foi ainda assinado outro protocolo que visa a colaboração entre as duas instituições ao nível da educação. A empresa fez a oferta simbólica a cada presidente de Câmara do Oeste de um tablet e acesso digital aos manuais escolares do grupo Leya. O objectivo é que as autarquias possam fazer chegar este tipo de equipamentos às escolas, de modo a estimular a digitalização do processo educativo.

ESAD VAI DESENVOLVER ROUTER EM CORTIÇA

Ainda na manhã do dia 7 foi assinado um protocolo entre a Altice Labs (departamento da empresa ligado à investigação e inovação) e a ESAD. Este acordo prevê que os alunos da escola de artes das Caldas da Rainha possam conceber edições especiais do router (equipamento que recebe o sinal e o converte nos serviços de telefone televisão e Internet) em cortiça. Neste equipamento, metade do plástico é substituído por compósitos de cortiça, que além de ser ambientalmente mais sustentável, contribui para uma melhor dissipação do calor.
O protocolo prevê ainda a possibilidade de realização de estágios e intercâmbios, numa lógica de colaboração directa entre a indústria e o ensino superior.
Já da parte da tarde, em Torres Vedras, a empresa estabeleceu uma parceria com a Federação das Associações Empresariais da Região Oeste (FAERO), que irá resultar numa colaboração entre a Altice Labs e as empresas locais, de modo a dotá-las de meios para desenvolver tecnologia.

- publicidade -