As almôndegas de cavala criadas em Peniche já estão à venda em grandes superfícies comerciais (nas lojas Intermarché), depois de terem sido consideradas o melhor produto do programa Origens na categoria Peixes.
Este é um programa da referida cadeia de supermercados que, segundo nota de imprensa, “dá apoio à produção nacional, contribuindo para apoiar produtores locais e o desenvolvimento regional, fazendo chegar ao mercado nacional produtos de qualidade de todo o país”.
A cavala é rica em ácidos gordos ómega 3 e nas vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além dos minerais cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio. É também um peixe que era pouco cozinhado e comido, até que houve um plano para valorizar a espécie, do qual este produto faz parte.
Depois dos hambúrgueres de cavala, a chef Patrícia Borges (docente da Escola Superior de Tecnologias e Turismo do Mar), criou as almôndegas. Um dos objectivos é mudar os hábitos alimentares das crianças.
Foram desenvolvidas três variedades de almôndegas: apenas com o pescado, com vegetais, ou com especiarias e vendem-se em embalagens de um quilo.
São exclusivamente produzidos e comercializados pela Receituarium, uma empresa de Peniche.































