Almadesign comemorou 15 anos com lançamento de livro nas Gaeiras

0
694

Notícias das CaldasA Almadesign comemorou os seus 15 anos de actividade no ABC – Apoio de Base à Criatividade (Convento de S. Miguel, nas Gaeiras), onde está instalada desde Novembro de 2011.
Além de reunir clientes e parceiros, a empresa que desenvolve projectos de design e consultadoria,  lançou um livro comemorativo onde reuniu os principais projectos realizados entre 2007 e 2012.
“Recordar o que a empresa realizou nos últimos cinco anos motiva-nos a continuar a criar com paixão produtos que influenciam a vida das pessoas e que contribuem para o sucesso e sustentabilidade dos clientes e parceiros”, afirmou Rui Marcelino, responsável pela empresa.

A Almadesign trabalha essencialmente nas áreas dos transportes, produto e interiores. O projecto do autocarro Enigma (1996) com a Salvador Caetano, foi o impulso fundamental para a criação do estúdio. Desta parceria resultou, em 2003, o modelo Winner, que também esteve presente no Euro 2004, no transporte das equipas de futebol. Emodelo foi depois melhorado e teve  versões especiais, e foram criados outros veículos para a Salvador Caetano, assentes numa aposta forte no design e numa lógica de sustentabilidade.
A empresa desenvolveu também, entre 2009 e 2011, o projecto Life, que se traduz na materialização de uma visão conceptual para um avião executivo do futuro com utilização de materiais naturais. Este projecto venceu o prémio internacional Crystal Cabin Award 2012, considerado o “Óscar dos Interiores Aeronáutico” e foi utilizado como caso de estudo pela OCDE nas áreas de crescimento verde e eco-inovação.
O aniversário foi também aproveitado para apresentar um último exercício de design. Chama-se “fifteen” e é uma homenagem à paixão pelo design de transportes e de produto. “Este super carro é um sonho, é um projecto de exploração de capacidades, de sentido”, explicou Rui Marcelino, acrescentando que apelidam este tipo de projectos de “desalmados”, pois fazem-nos para estimular a criatividade do grupo.
Referindo-se à incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, onde a empresa possui um espaço, Rui Marcelino destacou a envolvente natural que possui e a existência de uma comunidade com quem podem interagir. “Este parque tem uma dinâmica, em termos de trabalho em rede, que poucas instituições que eu conheço têm”, disse, acrescentando que a proximidade existente entre todos os organismos fomenta a existência de mais parceiros e clientes na área.
“Tem funcionado como a nossa frente avançada para tudo o que são projectos de investigação e desenvolvimento”, revelou, especificando que o trabalho diário é feito na sede da empresa, em Paço de Arcos, enquanto que os projectos de investigação e desenvolvimento são delineados nas Gaeiras.
Actualmente a Almadesign possui 10 colaboradores e trabalha com algumas empresas da região, como os Estaleiros Navais de Peniche, a Tekever (Óbidos) e algumas fábricas de moldes da Marinha Grande. F.F.

- publicidade -