
Está aberto o caminho para que arranquem as obras da Área de Localização Empresarial (ALE) de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré. Foi recentemente aprovada a candidatura do equipamento aos fundos comunitários, através do Mais Centro – Programa Operacional da Região Centro, ficando garantido um financiamento de cerca de 1,8 milhões de euros.
Com um investimento global aproximado de 4 milhões de euros, a ALE de Valado dos Frades, onde se inclui um complexo desportivo da vila, dependia da aprovação da candidatura aos fundos comunitários. Confirmado que está o financiamento do Mais Centro, basta que o Tribunal de Contas avalize a obra, para que esta possa arrancar.
Será criado um parque empresarial com 34 lotes, uma área de equipamento comercial e de serviços de apoio logístico às unidades que ali se instalem e 30 mil metros quadrados para equipamentos desportivos e de lazer que compõem aquele que a autarquia nazarena considera “um dos projectos-âncora do desenvolvimento do concelho”.
Um equipamento que pretende ser “uma resposta integrada à necessidade de modernização e diversificação do tecido económico do concelho”, promovendo a criação de condições para que se instalem novas empresas no concelho e naquela povoação, aumentando os postos de trabalho disponíveis. “Contribuir para a qualificação dos recursos humanos, através da inovação e da formação”, são outros objectivos da ALE de Valado dos Frades.
Depois da candidatura ao Mais Centro, a autarquia nazarena, que promove o projecto juntamente com a empresa municipal “Nazaré Qualifica”, espera ainda que seja aprovada uma parcela de comparticipação de fundos comunitários de cerca de 400 mil euros.
J.F.






























