AIRO inaugura UP Benedita e celebra 44.º aniversário

0
767
A equipa da AIRO com os autarcas convidados na inauguração do espaço Up Benedita

Este é o primeiro espaço descentralizado da SatartUp Oeste, que pretende ter polos em todos os 12 concelhos da região

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste celebrou esta terça-feira, 11 de novembro, o seu 44.º aniversário com a inauguração do UP Benedita, um novo espaço de inovação e empreendedorismo integrado na rede StartUp Oeste. A cerimónia contou com a presença de representantes da associação, autarcas e empresários locais, assinalando o início de uma nova fase de descentralização e apoio ao tecido empresarial da região.

O presidente da AIRO, Jorge Barosa, destacou a dupla importância do momento. “É com enorme orgulho que hoje celebramos os 44 anos de vida da AIRO e, ao mesmo tempo, inauguramos este novo espaço, o UP Benedita, que simboliza o futuro que queremos construir”, afirmou. Um futuro que deve ser “assente na inovação, na cooperação e na inteligência”, pilares que têm guiado a atuação da associação desde a sua fundação, acrescentou.

- publicidade -

Jorge Barosa sublinhou o papel da instituição no desenvolvimento regional. “A AIRO nasceu da vontade e da união dos empresários, tornou-se num parceiro estratégico para todo o Oeste, promovendo o empreendedorismo, a formação, a inovação e a defesa dos interesses do nosso tecido empresarial”, sublinhou.

Quanto ao UP Benedita – uma parceria da AIRO com a Câmara de Alcobaça e a Junta de Freguesia da Benedita – fica localizado na Casa das Associações, junto à sede da Junta de Freguesia e da USF da Benedita. Jorge Barosa refere que surge como “um ponto de encontro, de partilha, de aceleração de ideias”, que pretende apoiar as empresas na adaptação ao mundo em rápida mudança. “Queremos que o UP Benedita seja um motor de transformação, onde as empresas encontrem apoio, orientação e ferramentas para prosperar”, referiu, acrescentando que a AIRO está a desenvolver uma rede de espaços StartUp Oeste nos 12 municípios da região.

A aposta pretende aproximar o empreendedorismo de cada território e dar novas oportunidades aos que querem criar o seu próprio negócio. “Queremos que cada concelho tenha um espaço UP, um local onde o talento se encontra com a oportunidade”, frisou.
Também o vice-presidente da AIRO, Miguel Alves, sublinhou a importância simbólica e estratégica do momento de um momento que começou a ser desenhado há três anos, com o objetivo de “descentralizar os serviços da AIRO”. O dirigente considerou significativa a escolha da Benedita como ponto de partida, destacando “a força e a energia primária” das pessoas da freguesia. “As pessoas da Benedita, quando caem, são das primeiras a levantarem-se”, disse, elogiando o espírito empreendedor local.

Os números comprovam essa dinâmica. Até ao final de outubro, a StartUp Oeste já tinha ajudado a criar cerca de 500 empresas no espaço dos 12 concelhos da OesteCIM. Alcobaça representa mais de 20%, com cerca de 100 projetos, “dos quais metade são da Benedita”, o que só por si já justifica esta aposta, revelou Miguel Alves.

O UP Oeste é um espaço que vai estar sempre aberto para receber os empreendedores, e além do espaço de cowork terá serviços de consultoria, formação e apoio empresarial. Para incentivar à utilização dos empreendedores, a utilização é gratuita nos primeiros seis meses.

Além das zonas de trabalho, o espaço dispõe de uma copa equipada e uma reunião, com o objetivo de acolher todas as atividades empresariais e “dar apoio a todos os que querem empreender e não tinham até agora um espaço de apoio na região”, refere Sérgio Félix, secretário geral da AIRO. O dirigente adiantou que serão também realizados “workshops e seminários”, como o que aconteceu nesta terça-feira no âmbito desta inauguração, com o tema da Inteligência Artificial.

Sérgio Félix esclareceu que ser sócio da AIRO não é uma condição obrigatória para a utilização do espaço. “Serão sócios da AIRO, certamente, no futuro, mas não é uma condição. O nosso objetivo é ajudar, acolher as pessoas que têm uma ideia, desenvolvê-la e colocá-la no terreno”.

O responsável acrescentou ainda que haverá uma pessoa em permanência no espaço para dar apoio aos empreendedores nas diversas fases do processo e lançou um repto à comunidade: “estamos a integrar novas pessoas nos quadros, seja para apoio à consultoria, formação ou gestão de eventos. É um desafio para se juntarem a nós e crescerem com a AIRO.”

A cerimónia contou também com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que saudou a direção da AIRO e elogiou a escolha da Benedita para esta nova fase.

O autarca destacou o contributo dos empresários locais para o desenvolvimento do concelho. “Eles não criam riqueza para eles, criam riqueza para o território”, referiu, acrescentando que o dinamismo das empresas da Benedita tem sido determinante para o crescimento económico de Alcobaça, nomeadamente ao nível das exportações.

Hermínio Rodrigues considerou a inauguração do UP Benedita um motivo de “orgulho imenso”, sublinhando que se tratava de uma luta antiga. “Pela primeira vez a AIRO abre portas em Alcobaça”, apontou, destacando a vontade de que a associação possa continuar a desenvolver mais atividade no concelho.

A inauguração foi antecedida por um workshop sobre Inteligência Artificial com Hugo Teixeira Francisco
- publicidade -