Abriu no mês passado, na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, a inovadora Quebra Nozes, uma mercearia biológica de venda a granel cujo conceito assenta em dois pilares: a alimentação saudável e a preocupação ecológica.
A marca surgiu da iniciativa de um jovem casal caldense. Maria Rodrigues 27 anos, que estudou Psicologia do Desporto e Miguel Almeida 28, que tirou Gestão Hoteleira, já vinham a planear este projecto há mais de 3 anos.
No Quebra Nozes os produtos são apresentados em dispensadores individuais com doseadores de que se pode servir, dispensando, assim, as embalagens, e estando sempre o par disponível para explicar e aconselhar o público.
Este conceito permite que os clientes levem apenas a quantidade que necessitam e ao mesmo tempo sem terem de pagar pela embalagem. Isto porque os proprietários incentivam a que os clientes levem os seus próprios frascos e outros recipientes, numa óptica de menor desperdício possível.
São vários os produtos à disponibilidade do público, desde cereais, massas e leguminosas, sementes, desidratados, farinhas e frutos secos, variados tipos de arroz, os famosos superalimentos, hortícolas e frutícolas, não esquecendo a gama de chás e infusões, assim como especiarias.
Para além de se poder adquirir produtos biológicos de eleição, a mercearia está associada a uma parte de cafetaria, que, não só ajuda no escoamento dos produtos frescos, como oferece também uma variedade de receitas saudáveis, desde a primeira refeição do dia, ao almoço e lanche. O menu completo (sopa, prato, bebida e café) tem o valor de 7 euros.
Os proprietários revelaram ter gasto aproximadamente 20 mil euros para abrir o estabelecimento. A abertura da mercearia permitiu criar dois novos postos de trabalho, sendo que, o casal pretende vir a expandir o negócio e assim poder vir a recrutar mais pessoal.
Numa rua bastante movimentada e com o parque de estacionamento ao lado, o local apresenta uma decoração acolhedora, com azulejos que remetem para a história da cerâmica das Caldas e mesas e cadeiras altas que chamam a atenção.
Maria Rodrigues e Miguel Almeida confessaram que faz falta variedade na cidade e daí a aposta neste conceito que era inexistente. Pretendem inovar e ideias não faltam, nomeadamente a “realização de workshops, parcerias com ginásios, showcookings e eventos de sensibilização”, dizem.
Os proprietários dizem que tentam que todos os produtos sejam da região, como é o caso dos frescos e da fruta desidratada.
Apesar da abertura recente, o casal afirma que têm tido muitos curiosos e que está a correr muito bem. Acresceram que neste momento “as granolas, os arrozes e os chás são alguns dos produtos com mais saída”.
Em breve terão à venda gomas biológicas e chocolates.
A mercearia Quebra Nozes está aberta de segunda-feira a sexta-feira das 9h30 às 20h00 e aos sábados das 10h30 às 16h00.