Abriu nas Caldas a primeira academia profissional de cake design do país

0
2668

cake designFoi inaugurada a 31 de Maio a primeira academia de cake design do país. A Academia Profissional Cake Design está sediada nas Caldas da Rainha, mais concretamente na pastelaria Eclipse, propriedade da premiada cake designer, Teresa Henriques.
No dia da inauguração, os presentes tiveram oportunidade de apreciar o trabalho do brasileiro Lucas Piubelli, que desde 1999 se dedica à confecção decorativa e artística de bolos, doces e chocolates. O cake designer esteve nas Caldas durante quatro dias (entre 1 e 4 de Junho) a dar cursos de pastelaria internacional e de cake design.
Também a espanhola Milagros Mar Rivas maravilhou os presentes com uma demonstração de decoração em gelatina.

A academia dará cursos de formação certificada na área do cake design. O primeiro terá início a 16 de Junho e é composto por quatro módulos, num total de 120 horas. Além das áreas técnicas, os formandos terão também formação em áreas como a Higiene e Segurança no Trabalho e Contabilidade.
No final desse curso, o participante fica com o certificado e também com as bases da decoração de bolos, explicou Teresa Henriques à Gazeta das Caldas.
Para além dos cursos certificados haverá também, diariamente, workshops sobre decoração de bolos. “Com a crise que o país atravessa, cada vez há mais pessoas a querer aprender esta arte e podem fazê-lo connosco”, explica Teresa Henriques.
A criação da academia deve-se também ao facto de querer dar ferramentas às pessoas para depois poderem fazer um trabalho de qualidade. “Há muita procura de formação e, por outro lado, estava a ver que o cake design  em Portugal está a ser um bocadinho banalizado”, disse a cake designer, frisando que não é isso que quer para a sua profissão.
A cake designer fez um investimento inicial de cerca de 4.000 para transformar parte da pastelaria, situada na Rua 15 de Agosto, em academia. A Eclipse funciona agora como espaço de formação e como pastelaria, por encomenda.

- publicidade -

APOIOS A NÍVEL NACIONAL

A academia profissional conta com o apoio das principais empresas da área a nível nacional, como é o caso da Prodite Zeelandia, deKora, Master Martini e Sodifer.
Eurico Viana, um dos administradores da Sodifer, lembrou que esta empresa nacional sempre esteve ao lado da Associação Nacional de Cake Design, criada em 2009, pelo que este acaba por ser um processo contínuo.
A Sodifer representa várias marcas, entre elas a Master Martini, uma empresa italiana que produz chocolate, óleos e margarinas, e que também se aliou a este projecto.
Também António Abreu, director comercial da Prodite Zeelandia, fez questão de marcar presença na inauguração da academia por a considerar uma “iniciativa louvável e inovadora”. O responsável da empresa de pastas para bolos destacou também o trabalho feito por Teresa Henriques em prol do cake design, revelando a sua “paixão pela arte”.
Para António Abreu, esta academia acrescenta valor em relação aquilo que um profissional do sector já tinha. “Tem que se pensar no futuro e isso passa por fazer acontecer coisas e a Teresa [Henriques] teve essa visão, e quem chega primeiro é sempre quem pensa mais à frente”, rematou.
Também esta empresa está desde a primeira hora com a Associação Nacional de Cake Design e o responsável lembra que já mais de 1000 profissionais passaram pelos workshops que promoveram. F.F.

- publicidade -