A versão light do Audi A3

0
744

A3Sportback_3648O concessionário Lubrisport nas Caldas da Rainha proporcionou à Gazeta das Caldas um teste com o Audi A3 Sportback Ultra, a versão mais ecológica deste familiar compacto.
A versão Ultra utiliza materiais mais leves na construção da estrutura da carroçaria, tem uma aerodinâmica mais eficiente, pneus de baixa resistência ao rolamento e uma caixa de velocidade de relações mais longas, que favorecem o consumo. O A3 Ultra, equipado com o motor 1.6TDi anuncia consumos médios na ordem dos 3,4 litros – 3,2 em circuito extra-urbano –, e emissões de 89 gramas de CO2 por 100 km.
Apesar de constituir a entrada de gama nos modelos familiares da marca dos quatro anéis, com preços a partir dos 26 mil euros, o A3 marca bem a diferença para os modelos de gama média e é uma boa aposta para quem tem espírito mais jovem.
Apesar da ‘cura de emagrecimento’, o A3 Ultra transmite sensações muito boas ao condutor. A frente longa e a posição de condução baixa remetem para características desportivas, que cumpre pela forma como se agarra à estrada quando é mais ‘puxado’, tanto em estradas sinuosas, como nas velocidades mais elevadas. Mesmo com as relações de caixa mais longas e uma afinação mais atenta a um menor consumo, a resposta do motor é ágil.
A suspensão consegue um compromisso agradável entre estabilidade e conforto. As irregularidades e a vibração causada pelo empedrado predominante nas ruas das Caldas não passam para o interior. A ausência de ruídos de vibração também comprova a qualidade de construção.
A versão testada, com o nível de equipamento Advance, custa 30 mil euros. Para além desta motorização, o A3 pode ser equipado com o 1.4TFSi de 150 cavalos, com o 1.8 TFSi de 180 cavalos ou a gasolina ou o diesel 2.0TDi com versões de 150 e 184 cavalos. Para além da versão Sportback, o A3 tem as carroçarias de três portas e a limousine.
Disponível desde este ano está também o A3 e-tron, um híbrido plug-in que combina um motor eléctrico a um a gasolina. Este modelo consegue fazer até 50 km utilizando apenas o motor eléctrico e tem um preço base de 43 mil euros.

Audi Q7 em pré-lançamento

A Gazeta das Caldas já deu uma primeira vista de olhos na Lubrisport de Leiria ao novo SUV topo de gama da Audi, o Q7, que se encontra em fase pré-lançamento. Também neste modelo a Audi fez um grande investimento na redução de peso, conseguindo ganhos de 325 kg em relação ao modelo anterior, e na eficiência do motor V6 de três litros. Em termos visuais, o exterior tem uma linha mais moderna e consensual, mas é no interior que se notam as maiores diferenças, com um ar mais exclusivo e moderno. O modelo chega ao mercado no último trimestre deste ano com preços a partir de 85 mil euros.

- publicidade -