“A produção animal é absolutamente essencial” defende ministro da Agricultura

0
1226
Ministro José Manuel Fernandes apelou a “uma Assembleia da República que defenda a agricultura e os agricultores”

Na VIII Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro o governante deixou a garantia que a missão do Governo é “simplificar, combater a burocracia” no setor

A exploração da Soalheira da empresa Porval, localizada no concelho de Ourém, com um efetivo reprodutor de 400 porcas, foi distinguida com o Porco de Diamante. O prémio foi entregue pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que participou na VIII Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro, que este ano decorreu no Centro de Artes caldense, a 4 de julho. Durante a noite foram distinguidas diversas empresas e explorações do setor e, como Parceiro d’Ouro, a Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores (Fpas) distinguiu o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). “Foi graças ao trabalho conjunto entre a Fpas e o GPP que, nos últimos anos se instituiu pela primeira vez um apoio direto à suinicultura no primeiro pilar da Política Agrícola Comum”, explicou a organização. E, já este ano, “foi promulgado um despacho da extensão da norma, um instrumento que irá garantir recursos à fileira da carne de porco portuguesa para chegar mais longe e mais rápido”. A noite culminou com o prémio Personalidade Mérito e Excelência, entregue à médica veterinária Margarida Bairrão.

Na sua intervenção, o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, começou por agradecer o apoio que o setor dá à economia e que está a contribuir para a diminuição do défice agroalimentar do país. Dirigindo-se aos cerca de 600 participantes no evento, destacou o trabalho que têm vindo a fazer, substituindo-se, por vezes, “aquilo que poderia ser a ação do governo”. Por outro lado, apelou a “uma Assembleia da República que defenda a agricultura e os agricultores” e que reconheça que “a produção animal é absolutamente essencial”. De acordo com o governante, a “maioria da Assembleia da República sabe que o agricultor e os produtores não são o vilão”, destacando a importância da investigação e inovação no setor, do aumento do rendimento dos produtores e da renovação geracional. “Acreditamos na agricultura, traz coesão territorial, é estruturante”, rematou.

- publicidade -

José Manuel Fernandes enalteceu também a promoção no exterior, a conquista de novos mercados, como Singapura e Filipinas, e o trabalho que têm feito no Vietname, que acredita que “avançará em breve”.

Reconhecendo a “ambição” do setor, garantiu que a missão do Governo é “simplificar, combater a burocracia”, pelo que espera que no próximo ano a questão dos licenciamentos esteja resolvida e que haja projetos novos para que a taxa de aprovisionamento, que atualmente é de 71%, possa aumentar.

Produção ultrapassa 780 milhões
O ministro da Agricultura referiu que a produção suinícola ultrapassa os 780 milhões de euros, representando 28% da produção animal e cerca de 6,5% da produção agrícola total.
Antes, já o presidente da Federação das Associações de Suinicultores, David Neves, tinha pedido um “Estado mais ágil e eficiente”, que responda em tempo útil às necessidades das pessoas e das empresas. “Precisamos de licenciamentos céleres e ágeis, que corresponsabilizem as empresas no cumprimento das suas obrigações, mas que não se transformem num calvário desencorajador para quem quer e precisa”, disse o responsável, pedido um “Estado parceiro”.

O presidente da Federação das Associações de Suinicultores, David Neves, lembrou que a gala é uma “manifestação da suinicultura portuguesa” e destacou o “mérito dos homens e mulheres que diariamente contribuem para a excelência do setor, colocando-o ao nível do melhor que se faz no mundo”, não só do ponto de vista da produtividade, mas também do bem estar animal, do ambiente, da sustentabilidade e da produção das raças autóctones. “O vosso trabalho contribui cada vez mais para que este setor seja um elo fundamental na cadeia do abastecimento alimentar”, complementou.

Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, lembrou que a atividade suinícola é também “bastante importante” na região, destacando o desempenho destes empresários na criação de riqueza neste território.

VIII Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro juntou cerca de 600 convidados no Centro de Artes
- publicidade -