A Biblioteca da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó promoveu, no passado dia 27 de abril de 2018, um jantar/tertúlia dedicado a Júlio César Machado, escritor natural de Lisboa mas com forte ligações a A-dos-Ruivos, aldeia do concelho do Bombarral onde passou a infância e parte da vida adulta.
Com esta iniciativa, como sublinhou Célia Bento, professora bibliotecária do AEFP, pretendeu-se destacar a “importância de ler mas não apenas os nomes sonantes e que são mais conhecidos do público em geral, porque nem só de José Rodrigues dos Santos ou de José Saramago vivem os leitores”.
“Aprofundar e conhecer melhor a nossa visão do Oeste do ponto de vista literário, dar a conhecer a literatura da nossa região e quiçá trazer novas dinâmicas”, foram alguns dos objectivos traçados para este evento, acrescentou a docente.
Sem querer afirmar se Júlio César Machado é natural de Lisboa ou se é conterrâneo dos bombarralenses, “o que é inegável é que ele esteve na nossa região, aqui confraternizou com os seus amigos, se deliciou com os ovos mexidos, se extasiou com a Caldeirada à José Mestre e se entregou prazenteiramente às fatias do seu Bolo de Soda”.
Por sua vez, Célia Faria, da direção do AEFP, destacou a importância do escritor, afirmando que “apesar de não fazer parte do curriculum escolar é importante que os alunos o conheçam porque faz parte da nossa história”.
A iniciativa decorreu numa das salas de aula da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, tendo contado com participação de cerca de três dezenas de convidados, entre os quais a vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira.
À semelhança do que certamente faziam Júlio César Machado e os seus amigos na casa de A-dos-Ruivos, a tertúlia prosseguiu à volta da mesa, ao sabor de uns deliciosos ovos mexidos.
Antes de passar ao prato principal, o aluno Pedro Branco, do Curso de Turismo Rural e Ambiental, fez uma breve apresentação do escritor, enquanto a Catarina Gomes do 122º LH leu algumas passagens da obra de Julio César Machado, onde este descreve os pratos escolhidos para o evento.
Depois da fantástica Caldeirada à José Mestre, a Mestre em Estudos do Teatro, Licínia Ferreira, falou sobre a “Influência da região Oeste na vida e obra de Júlio César Machado”, recordando, entre outros episódios, as viagens do escritor entre a capital portuguesa e a aldeia de A-dos-Ruivos.
Para finalizar a refeição, foi servido o famoso Bolo de Soda, tendo a tertúlia terminado com a leitura de uma passagem da obra de Júlio César Machado pela Inês Inácio, aluna de Curso Superior de Teatro da ESAD e pelo conhecido ator Guilherme Filipe.
A iniciativa contou ainda com a participação dos alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, a quem coube a tarefa de confecionar e de servir os pratos escolhidos para a tertúlia.
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

































