Existe Óbidos do país real, o concelho com as suas sete freguesias, os seus montes e vales, as pessoas que o habitam. As casas, as estradas. As dificuldades sociais e económicas. As fantásticas paisagens. As coisas boas e as coisas menos boas.
E depois existe um Óbidos das revistas, das notícias de jornais, da propaganda, do malabarismo dos números. Muita criatividade, muita inovação interativa, tecnologia digital, do actiview e do activexpression, muitas expressões em inglês que nem sempre aderem à realidade, antes a mascaram. É o Óbidos virtual, que vive de ilusões, que precisa de pôr os pés na terra. É o concelho dos cartazes da candidatura PSD.
Aproximando-se as eleições, parece que estamos em Óbidos país das maravilhas. Mas é inevitável perguntar o que aconteceu ao fantástico investidor russo que “apareceu” oportunamente, em grandes parangonas dos jornais, em setembro de 2013, nas vésperas das anteriores eleições… Perdeu-se pelo caminho, certamente. Mas vamos ver se ‘encontra’ de novo o caminho quatro anos depois. Este investidor, ou outros investidores, que teoricamente viriam investir milhões nas termas das Gaeiras… O que aconteceu à revisão do PDM que seria feita num ano, como foi prometido em 2001??
Não queremos uma boa imagem pública de um concelho virtual, bonito para as fotografias tiradas do exterior. Não queremos um concelho do faz-de-conta. Queremos um concelho mais desenvolvido, com mais pessoas a residir, com mais qualidade de vida. Com pessoas mais felizes.
Para isso, é preciso pôr os pés na terra. Falemos de coisas básicas. Vamos renovar as redes de águas e saneamento no concelho, garantindo a qualidade da água e evitando as sistemáticas roturas, que tanto penalizam munícipes, turistas e empresas. Vamos garantir o acesso e circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Vamos renovar a rede do OBI, transformá-lo num verdadeiro sistema de transporte público do concelho, com preços reduzidos para todos os utilizadores, designadamente jovens e seniores. Vamos articular os nossos transportes públicos com os dos outros concelhos, como o TOMA em Caldas da Rainha. Vamos garantir o transporte público de e para a Estação da CP de Óbidos, revitalizando aquela infraestrutura e estimulando a utilização do comboio. Vamos criar uma estação rodoviária digna e com condições. Vamos criar – e fazer cumprir – regras de utilização do espaço público na Vila de Óbidos, regulando o trânsito, e garantindo a segurança de habitantes e turistas. Vamos melhorar o acesso às praias do Concelho e a toda a zona litoral, promovendo a sua limpeza e requalificação. Vamos apoiar as coletividades do concelho, de acordo com avaliação de projetos justa, deixando os amiguismos de parte e pagando a tempo de horas. Vamos dignificar os eventos que se realizam na sede do concelho, mas também nas freguesias. Vamos fazer um Simplex concelhio e publicitar no portal do município os processos pendentes de decisão nos serviços da autarquia.
Parecem coisas básicas? São exemplos apenas, de um programa mais vasto, que em breve divulgaremos. É preciso começar pelas coisas simples. Que até agora o PSD não conseguiu cumprir… É preciso pôr os pés na terra. Só com melhores condições para quem cá vive, só com pessoas mais bem preparadas, só com melhor qualidade de vida, só com mais respeito pelo ambiente, seremos um concelho mais feliz, mas também mais atrativo, que fixe quem aqui nasce e cresce e que cative novos obidenses.
PS de Óbidos
- publicidade -