PENICHE LIVRE DE PETRÓLEO – Ao presidente da Câmara de Peniche

0
737

Recordamos que, na reunião que tivemos no seu gabinete no primeiro dia de Setembro do ano passado, apresentámos a nossa clara posição contra os contratos de concessão de exploração de petróleo na bacia de Peniche e pedimos que tomasse uma posição face ao assunto.

Na mesma reunião o Sr. Presidente comprometeu-se a obter informação sobre o estado atual dos trabalhos de prospeção e produção de petróleo na Bacia de Peniche; a levar o tema à Assembleia Municipal e à Assembleia Intermunicipal, para que a Câmara Municipal de Peniche e a Comunidade Intermunicipal do Oeste se possam posicionar sobre o tema; e a ser breve na resposta e tomada de posição.
O senhor presidente argumentou ainda que a falta de posicionamento que tem revelado se deve também à ausência de espaços de debate e informação sobre os prós e os contras da exploração de petróleo na Costa de Peniche, não tendo até hoje a Câmara Municipal de Peniche promovido nenhum debate ou sessão de esclarecimento.
O debate “Exploração de Petróleo na Costa de Peniche e Nazaré” aconteceu na passada sexta-feira, 10 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, organizado pela Associação “Conselho da Cidade” do mesmo Município. Foi um debate esclarecedor que contou com oradores de académicos e profissionais do sector que expuseram as suas posições e seus fundamentos sobre a exploração de petróleo na costa de Peniche e Nazaré.
Ficámos profundamente dececionados com a falta do Senhor Presidente neste debate, e muito espantados ao saber que o senhor não fez chegar qualquer resposta à associação organizadora que, depois de o convidar formalmente por escrito, tentou contactá-lo telefonicamente várias vezes.
É inaceitável que o senhor presidente, protagonista da luta antinuclear em Ferrel há 41 anos atrás, não se tenha ainda posicionado sobre o assunto e que não tenha cumprido nenhum dos trabalhos com que se comprometeu na reunião de 1 de Setembro. Em quatro meses, 6.000 pessoas assinaram uma petição pelo cancelamento dos contratos na bacia de Peniche, já entregue na Assembleia da República.
A implementação desta indústria representa a ruína da economia local do concelho, que é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Exigimos que a Câmara Municipal de Peniche, à semelhança de todas as Câmaras Municipais do Algarve, assuma um posicionamento contra a prospeção e produção de petróleo e em defesa dos recursos naturais e das economias locais.

- publicidade -

Peniche Livre de Petróleo

 

- publicidade -