Tudo o que o mundo rural tem de bom para oferecer, concentrou-se, no dia 20 de abril de 2018, na Praça do Município, na vila do Bombarral, com a realização da segunda edição da Feira Verde do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
O “Largo da Câmara”, com é vulgarmente conhecido, tornou-se minúsculo, não só pelo número de pequenos vendedores que participaram no evento, mas sobretudo face ao enorme entusiasmo e empenho com que os petizes foram fazendo os seus “negócios”.
Constituído por cerca de três dezenas de bancas, no mercado os visitantes puderam adquirir diversos produtos agrícolas, como hortícolas e fruta, pão caseiro, pão com chouriço, vários tipos de bolos e de doçaria e, também, alguns animais.
Ao longo da manhã, foram várias as centenas de pessoas que passaram pela Praça do Município, como foi o caso da vereadora Patrícia Pereira e do vereador Vitor Fonseca, que não quiseram perder a oportunidade de fazer algumas compras.
Os visitantes tiveram ainda oportunidade de assistir a vários apontamentos musicais, enquanto os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Rural e Ambiental preparam um conjunto de jogos tradicionais para os mais novos e não só.
Para além da dedicação dos alunos, é igualmente de destacar o empenho dos pais, que assumiram a responsabilidade de angariar os bens que foram transaccionados, tendo inclusivamente alguns feito questão de ajudar os petizes nas vendas.
A realização deste evento foi uma iniciativa do Clube Eco-Escolas do AEFP e teve por finalidade comemorar o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas, como explicou Eugénia Paixão, professora responsável pelo clube.
Nesta iniciativa pretendeu-se envolver toda a comunidade escolar, tendo participado no evento as várias turmas do pré-escolar ao 3º ciclo. O evento acabou igualmente por envolver a própria população do concelho, uma vez que coube aos pais, avós e outros familiares dos alunos a oferta dos produtos comercializados.
Feitas as contas, cada turma ficará com uma parte da verba que conseguiu angariar com as vendas, sendo a restante distribuída por uma associação ambientalista ou de solidariedade social, como referiu a docente.
No final do evento, era visível a satisfação dos alunos e de todas as pessoas envolvidas na sua organização, assim como a vontade de realizar a terceira edição, que deverá acontecer daqui a dois anos.
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

































