CDS-PP/CALDAS – Obras nas urgências do Hospital das Caldas

0
793

Na sequência de uma reunião com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, ocorrida há três semanas, o Sr. Presidente da Câmara informou a vereação que até ao final do 1º trimestre, iria ser aberto o concurso para a obra de alargamento das urgências do Hospital de Caldas da Rainha, no valor de 2.750.000,00 euros.

Vem no entanto a verificar-se, que o concurso para o alargamento das urgências está aberto desde 14 de Novembro da 2016, com um valor de 1.733.000,00 euros, cujo prazo para envio de propostas era de 30 dias, o que quer dizer que terminou em 14 de Dezembro, tendo concorrido várias empresas. Este concurso não foi cancelado, pelo que está a decorrer os trâmites normais.
Estamos portanto perante uma informação que é desmentida pelos factos, uma vez que não existem dois concursos para a mesma obra, nem existem duas obras para o mesmo fim.
Várias questões se colocam. A que propósito o novo valor informado da obra, aumenta cerca de 1.000.000,00 euros? Por outro lado, existe um novo projeto? Se existe, terá que haver um novo concurso, se entretanto o que está a decorrer for cancelado. E a ser, com que fundamentos legais? Ou ainda, se foram cometidas erros processuais na abertura do concurso e só assim se justifica o seu eventual cancelamento, quem foi, ou quem foram os responsáveis?
Só uma coisa é certa, alguém anda a brincar com a saúde dos caldenses e são os utentes do hospital das Caldas que sofrem e é mais que tempo de dizer basta e apurar responsáveis pela situação caótica vivida no hospital.
O Ministro da Saúde, há precisamente um ano, prometeu aos autarcas caldenses, entre outras medidas, que no início do verão passado as obras de alargamento das urgências teriam início, para darem resposta à maior necessidade no inverno. Hoje a situação dramática é esta. Não houve obras, não se sabe se o concurso que está a decorrer é para valer e se não for e houver outro concurso, nunca teremos obras terminadas antes do final de 2018.
Foi pedida uma reunião ao Ministro, que aguarda marcação, mas entretanto, além do Ministro que enganou os caldenses, há um Conselho de Administração a quem se exigem respostas e esclarecimentos inequívocos à população.

- publicidade -

Rui Gonçalves
Vereador do CDS-PP na Câmara Municipal de Caldas da Rainha

- publicidade -