CÂMARA DAS CALDAS

0
1370

Lapsos verificados na plataforma de votação do Orçamento Participativo 2017
Na sequência dos lapsos verificados na plataforma de votação do Orçamento Participativo 2017 das Caldas da Rainha e que induziram a interpretações erróneas dos resultados, o Município solicitou os devidos esclarecimentos à empresa responsável pela plataforma informática.
No esclarecimento que faz a [empresa] Libertrium começa por explicar que “ existiram dois erros na votação do OP das Caldas da Rainha”, contudo, “não tiveram influência no resultado final dessa mesma votação”.
Assim (ver Figura 1) sobre a estatística da votação no OP das Caldas da Rainha, existem dois erros a explicar:
fig 1Após nova análise aos boletins de votação presencial, constatou-se que faltou registar na plataforma um voto de Sessão Pública Presencial (SPP) no projecto 11 “Ampliação do Parque da Encosta”, com 3 pontos.
Com o registo deste voto, o contador “Número de Votos” deve ser incrementado numa unidade, passando a registar 765 votos, em vez dos 764 apresentados na Figura 1.
Adicionalmente, o contador “Pontos SPP” deve ser incrementado em 3 unidades (3 pontos do voto presencial em falta), passando a ficar com o valor 180.
Se, por um lado, dividirmos os 765 por 3 (pois cada cidadão tem que submeter obrigatoriamente 3 votos para poder validar a sua votação), conclui-se que votaram no OP das Caldas da Rainha 255 cidadãos.
Por outro lado, se dividirmos os 180 pontos da Sessões Públicas Presenciais (SPP) por 6 (pois cada cidadão usa obrigatoriamente 6 pontos na sua votação), concluímos que votaram 30 cidadãos nas Sessões Públicas Presenciais.
Acontece que o contador da plataforma designado “Número de Votos” gerou dúvidas aos utilizadores da plataforma, que interpretaram o mesmo como número de cidadãos votantes, quando este se refere ao número de votos registados.
Ao tomar conhecimento da confusão que a designação deste contador gerou, a Libertrium vai “o mais brevemente possível, adicionar o contador “Número de Votantes”, que irá – de acordo com o acima explicado – ter o valor 255”.
Se ao total de 255 cidadãos que votaram no OP das Caldas da Rainha retirarmos os 30 cidadãos que votaram nas Sessões Públicas Presenciais, concluímos que votaram, através da plataforma web do OP das Caldas da Rainha 225 cidadãos.
O segundo lapso verificado refere-se aos Pontos Online.
Se multiplicarmos 225 (número de cidadãos que votaram on-line) por 6 (pois cada cidadão usa obrigatoriamente 6 pontos na sua votação), obtemos como resultado 1350 pontos (on-line).
Contudo, conforme pode ser verificado através da observação da figura 1, o contador “Pontos Online” apresenta o valor de 1349.
A Libertrium reconhece que “ainda não conseguiu apurar em definitivo a razão da diferença do ponto na votação online”.
A empresa refere que pode ter sido possível uma validação apenas com 5 pontos (2 votos) ou pode estar relacionado com um problema de sincronismo entre o registo dos pontos na base de dados e a contabilização dos mesmos no frontend da plataforma.
Convém ainda referir que, com a contabilização dos pontos provenientes dos erros acima referidos, o contador “Pontos” (que representa o total de pontos da votação do OP das Caldas da Rainha) deve ser actualizado para o valor 1530 = 1350 (pontos on-line) + 180 (pontos SPP).

Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha

- publicidade -