A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, em parceria com a Gazeta das Caldas, realizou, no dia 8 de Maio, um workshop de jornalismo, tendo como público-alvo os alunos do 11º ano, curso de Línguas e Humanidades/Artes Visuais. Esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto Ler Óbidos – movimento 14-20 a Ler, PNL 2027.
O jornalista Joaquim Paulo, director-adjunto da Gazeta das Caldas, foi o convidado desta sessão, apresentou aos alunos a sua experiência na produção de um jornal no contexto de pandemia, referindo os constrangimentos e as novas dinâmicas de trabalho dos profissionais da imprensa escrita. Numa sessão muito participada e com uso da plataforma ZOOM ainda se falou de jornalismo de guerra, fake news e privacidade versus informação.
As sessões continuam ao longo da próxima semana, desta vez a cargo da jornalista freelancer Helena C. Peralta. Os alunos envolvidos irão participar no próximo número do Ameias, o jornal escolar do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
SEBENTA DA QUARENTENA
Entretanto, a biblioteca daquele Agrupamento, em parceria com a Mistaker Maker, disponibilizou às Juntas de Freguesia de Óbidos a Sebenta da Quarentena, iniciativa solidária que contou com o apoio de várias empresas e autarquias. A Sebenta inclui trabalhos de André da Loba, André Letria, João Fazenda, Mariana a miserável e João Samina, entre outros.































