Abriu recentemente na Encosta do Sol um Creative Center Bernina. Trata-se de uma vivenda que agora foi transformada num centro de formação e de venda de máquinas de costura da marca suíça Bernina, que pertence à empresa caldense Felizardo e Ferreira Lda.
“Este era um espaço que adquirimos há 12 anos, que usámos como armazém e que agora dá lugar ao centro criativo”, disse Mário Felizardo, responsável da empresa e que é também o proprietário da Casa Felizardo.
No novo centro há salas de formação e espaços de exposição para showroom onde se vão realizar vários tipos de formação relacionada primeiro com os revendedores da marca – já que esta empresa caldense é a importadora Bernina para Portugal – e igualmente para o público que gosta de costura, bordados e artes decorativas.
Esta marca de máquinas de costura tem marcado pontos na sua evolução e hoje há modelos com software que permitem às utilizadoras “fazer bordados, pintar, cortar os tecidos ou ainda colocar pérolas de cristal”, contou o empresário caldense.
Segundo Mário Felizardo, “a marca dá-nos apoio ao nível de marketing e publicidade e tudo o resto ficou ao nosso cuidado”. O empresário caldense decidiu não importar nada, ou seja, todo o mobiliário que agora equipa o Centro Criativo é feito em Portugal. Ao todo, foi feito um investimento que rondou os 40 mil euros em obras, mobiliário e equipamento.
A empresa emprega três pessoas, mas segundo o responsável, a médio prazo, irá precisar de uma pessoa para a área das vendas e outra da área da electrónica, para resolver problemas relacionados com as máquinas de costura.
Parceria com a ESAD em perspectiva
Neste centro, as acções de formação de corte e costura são com o estilista caldense com Pedro Batim que será o coordenador de vários módulos, desde o básico, designado o “Início do Vicio da Costura”, até à moldagem. Será também no Centro Criativo que vão decorrer as acções de formação com várias especialistas estrangeiras das áreas dos quilts e do patchwork.
Segundo Mário Felizardo há pelo país, de norte a sul e Madeira, 30 revendedores destas máquinas de costura.
“Fizemos todos os esforços para fazer este projecto nas Caldas e dado que estamos próximos de Lisboa, acabou por ser possível”, disse Mário Felizardo. Estes centros criativos da Bernina existem em muitos países, mas por norma situam-se nas grandes cidades como em Nova Deli.
“Estamos abertos a estabelecer parcerias com pessoas que nos proponham trabalhar novas técnicas, desde que associadas à costura”, afirmou o responsável. Felizardo gostaria ainda de estabelecer uma parceria com a ESAD e em breve vai lançar um concurso de trabalhos em patchwork.
O Creative Center fica na Rua Ramalho Ortigão, na Encosta do Sol e funciona durante a tarde, entre as 15h30 e as 19h30 e aos sábados, durante todo o dia.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
- publicidade -





























