A tradição mantêm-se em Alcobaça com a Feira de S. Bernardo a atrair milhares de pessoas

0
1061
António Zambujo foi o primeiro artista a subir ao palco na feira de São Bernardo | ISAQUE VICENTE

A Feira de São Bernardo, que se realizou entre 20 e 23 de Agosto, no MercoAlcobaça, atraiu milhares de pessoas. Os concertos registaram sempre boas afluências, os recintos dos animais (tanto o de exposição, como a festa taurina) também foram bastante procurados e a feira propriamente dita apresentava um pouco de tudo. Este ano o evento recebeu um espaço de cerâmica, que também foi alvo de grandes elogios.

Herman José, António Zambujo, José Cid e Agir foram os artistas que actuaram nos quatro dias da feira (de sábado a terça-feira) que assinala o feriado municipal. Na exposição de animais havia cavalos, vacas e bois, porcas, burros, cabras, ovelhas, entre outros.
No exterior, além do recinto para festas taurinas, havia ainda a feira de produtos (ao género do 15 de Agosto nas Caldas, mas mais pequena) e carrosséis.
Dentro do recinto do MercoAlcobaça havia centenas de expositores e o pavilhão destinado à cerâmica. É lá que encontramos o caldense Vítor Reis, que propôs aos visitantes que… atirassem o barro à parede! Tratou-se de uma instalação interactiva, um jogo, em que os participantes atiram uma bola de barro para uma parede, onde está desenhada uma grelha. Nalguns dos quadrados desenhados existem números. Caso o participante acerte, vence a peça de cerâmica correspondente ao número.
O ceramista explicou que tentou “criar uma ponte entre a festa e a diversão da feira e a cerâmica”. Elogiou a ideia de criar este espaço, porque a feira tem muita afluência, salientando também “as condições de exposição, que dignificam a cerâmica”.
De Torres Novas veio Miguel Neto, também ceramista, que destacou esta iniciativa por “juntar a indústria e os ceramistas”.
A passear pela feira encontramos Arlete Guarda, de Coimbra, mas que todos os anos vem a este evento. “Venho porque tem bons espectáculos”, contou no dia do concerto de António Zambujo, ao qual veio acompanhada pelas duas netas e por uma amiga. “Gosto muito dele enquanto cantor e foi um concerto óptimo”, disse, enquanto uma das netas realça a música “O Pica do Sete”.
Já o alcobacense Edgar Ferreira diz que este ano a feira “está mais organizada”, mas podia ter “mais diversões”. Além disso, apontou que, de ano para ano não há novidades, apesar de “o cartaz dos artistas ter melhorado”. Para o jovem a melhor parte da feira são as festas taurinas.

MercoAlcobaça requalificado em 2018

Mal termine a feira de São Bernardo de 2017, começam os trabalhos de requalificação do MercoAlcobaça, estimando-se que no ano seguinte o evento já se realize no novo multiusos.
Segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, o MercoAlcobaça irá “ter um espaço melhorado e moderno, capaz de acolher não apenas a feira como também outros eventos”.
Na inauguração do evento o autarca explicou ainda que já foi apresentado o projecto de regeneração urbana da cidade para o qual, segundo comunicado do município, “já estão alocados cerca de 6,5 milhões de euros de verbas comunitárias”.
E como, caso até ao final do ano o município conclua 15% de um dos projectos do plano, pode ter acesso a uma majoração de 10% sobre o montante já atribuído (correspondente a mais 650 mil euros), o autarca explicou que foi escolhido o Parque de Campismo, “cuja remodelação será iniciada brevemente”.

[/showhide]

- publicidade -