As próximas duas semanas vão ser ricas na discussão de temáticas creativas nas Caldas da Rainha com a realização do Ignite, a 25 de Setembro nos Silos, e do Tedx no CCC, a 4 de Outubro.
“A Razão Áurea do Progresso” é o mote do evento TEDx que vai ter lugar nas Caldas da Rainha e que esteve previsto para Junho, mas que acabou por ser adiado para Outubro devido a alguns atrasos burocráticos.
Estão já confirmadas as participações do rapper Mundo Segundo para falar da cultura hip hop, Pedro Reis (responsável pelo espaço do colaborativo Colab, sediado em Óbidos), o arquitecto Nuno Grande (um dos responsáveis pela exposição dos alunos do Mestrado da Universidade de Coimbra sobre as Caldas) e a bióloga caldense Sofia Reboleira. Estão ainda por confirmar outros oradores.
A organização lançou ainda um concurso online onde qualquer pessoa poderia sugerir a sua apresentação, tendo sido escolhidos Célia Antunes, do projecto Olha-te de apoio a doentes oncológicos, e Hugo Sousa, do Alpha PPL, o programa “Be a developer” que permite requalificar qualquer licenciado, ou estudante do 12º ano, em programador júnior, com a garantia que após esse período entra no mercado de trabalho, o qual está a ser desenvolvido no Parque Tecnológico de Óbidos.
Faz parte ainda do evento um momento denominado “Wine Break” que pretende incentivar as conversas entre os participantes, criando contactos, ao mesmo tempo que degustam produtos da região e fazem uma prova de vinhos. Irá haver ainda um momento musical.
Owebdesigner Ruben Bettencourt é fã destes eventos há vários anos e decidiu convidar alguns amigos para realizar um TEDx nas Caldas. Entretanto, associou-se a esta iniciativa Nicola Henriques, da associação Destinos Caldas, que há algum tempo cria trazer o evento a esta cidade.
O TEDx é um programa que tem como objectivo a organização de pequenos eventos independentes em vários países, numa abordagem local, e que surge na sequência do TED (em português Tecnologia, Entretenimento, Design), um evento anual, organizado por uma fundação privada norte-americana, que tem como tema “Ideas worth spreading” (ideias que merecem ser espalhadas).
O mote do encontro é inspirado no conceito “A Razão Áurea”, também conhecida como Número de Ouro, proveniente da famosa Sequência de Fibonacci, que representa uma ordem de crescimento na natureza.
A lotação para o evento é de 100 lugares e cada bilhete custa 20 euros, estando à venda no CCC e na bilheteira online. A verba servirá para pagar o valor de aluguer do pequeno auditório do centro cultural.
(re)Cidades
O Ignite é um plataforma de comunicação que teve início nos Estados Unidos e que tem algumas semelhanças com o Tedx, mas em que os comunicadores são escolhidos entre os que propõe as suas próprias intervenções com temas mais locais. Os comunicadores têm cinco minutos para fazerem as suas apresentações, obrigatoriamente com 20 diapositivos que terão de mudar a cada 15 segundos.
Só cinco dias antes do evento é que serão divulgados os nomes das pessoas que irão fazer as suas apresentações.
O tema escolhido é “(re)Cidades” e pretende motivar a discussão sobre o actual momento de mudança nas Caldas, em que se aposta mais em empreendedorismo, nas novas tecnologias e em que a própria autarquia está a promover a regeneração urbana.
“As pessoas, os valores, as profissões, as cidades… Tudo está a mudar. Existem novas perguntas que precisam de novas respostas”, refere Nicola Henriques.
A sala vai ter capacidade para 60 pessoas e os bilhetes terão um custo de cinco euros, sendo que as verbas revertem a favor da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































