Com angústia e muita preocupação assistimos quase diariamente ao encerramento de espaços comerciais na cidade; efectivamente a quase insustentável situação a que se chegou é por demais evidente e não deixa margem para dúvida quanto à urgência na procura de soluções.
É nossa convicção que as dificuldades por que passa a actividade comercial espelham o estado geral de degradação, gestão errada e casuística e falta de visão que nestes últimos anos caracterizou a condução autárquica dos destinos do Concelho. É também nossa convicção que todas as nossas propostas, nomeadamente nas áreas do termalismo, turismo e agricultura, ao serem implementadas, vão contribuir para a revitalização social e económica do Concelho e que o comércio, de forma muito directa, beneficiará desse movimento.
Mas, para lá desse efeito geral decorrente das restantes medidas de revitalização, dada a dimensão do desastre, urge encontrar soluções imediatas de apoio. Antes de propor medidas, é no entanto imperioso caracterizar objectivamente o problema, desenhando depois intervenções ajustadas que conduzam rapidamente a resultados efectivos.
Os candidatos do CDS têm promovido discussões alargadas sobre este tema e analisado com profundidade a situação e neste momento já dispõem de um pacote de soluções que, de forma rápida, podem contribuir significativamente para a inversão do panorama.
Da nossa análise sobressaiu uma primeira e importante conclusão: existem três diferentes tipologias de comércio na Cidade e cada uma necessita de intervenções ajustadas à sua realidade: podemos considerar o “comércio de proximidade” – aquele que compreende a venda de bens maioritariamente à população residente; o “comércio de turismo” – virado para a oferta junto de uma população de passagem; e finalmente o “comércio de prestigio” – caracterizado por alguns espaços de referência regional que por si atraem compradores de fora do Concelho.
Em face desta caracterização decorre evidente que cada um destes tipos de actividade comercial necessita de intervenções ajustadas e que cada um deles apresenta sensibilidade e capacidade de reacção diferentes. Peguemos como exemplo, a criação de novos espaços para estacionamento de autocarros de turismo enquanto medida de forte impacto para o comércio de turismo, ou a limpeza da cidade com forte impacto no comércio de turismo e prestigio, ou finalmente o desenvolvimento da actividade agro-industrial, fortemente impactante no comércio de proximidade.
Estas constatações levaram à construção de soluções matriciais onde se evidenciam as importâncias e impactos relativos das diferentes medidas identificadas, permitindo eleger aquelas que mais rapidamente e de forma mais geral têm efeito positivo e multiplicador.
Dispomos assim de soluções consistentes que com uma criteriosa utilização de recursos, permitirão implementar medidas rápidas para reverter o crítico panorama do comércio na Cidade.
João Diniz
Luís Braz Gil
Candidatos à Assembleia Municipal de Caldas da Rainha -CDS

































