No ano em que se cumpre 42 anos da Revolução dos Cravos são muitas e diversificadas as actividades que se realizam na região para assinalar a efeméride. Inaugurações, sessões solenes, exposições, concertos, espectáculos, e torneios são algumas das actividades dinamizadas por diversas entidades para assinalar esta data emblemática da história de Portugal.
CALDAS DA RAINHA
Amanhã, 23 de Abril, pelas 21h15, terá lugar uma passagem de modelos e jantar no salão da associação de S. Gregório, integrado nas comemorações dos 42 anos do 25 de Abril, que decorrem neste concelho até dia 1 de Maio. O Coral das Caldas actua no mesmo dia, pelas 21h00, no Museu José Malhoa. Nos dias 23, 24 e 25 terá lugar no Parque D. Carlos I o torneio de ténis das Caldas. No domingo, pelas 21h00, o Orfeão Caldense actua no Céu de Vidro, enquanto que na ARECO (Coto) decorre, à mesma hora, uma noite de fados. As comemorações no dia 25 de Abril começa com uma largada de pombos, em homenagem a Vasco Oliveira, pelas 7h00, em Silves. Uma hora depois serão lançados 25 morteiros na Avenida general Pedro Cardoso. Pelas 9h00 começa o torneio de futebol infantil na Quinta da Boneca e, no Parque e Mata, uma caça ao tesouro “Jogo o 25 de Abril de 1974”. No Complexo Desportivo realiza-se o 7º torneio da liberdade de tiro com arco. O pavilhão da Mata recebe, a partir das 9h30, um torneio de ténis de mesa. No Centro de Alto Rendimento realiza-se um torneio de badminton. O 5º torneio da liberdade – Open Tiro desportivo – realiza-se pelas 10h00 no Arco Club. Pelas 11h00 haverá uma largada de pombos na Praça 25 de Abril. O hastear da bandeira, acompanhado pela fanfarra dos bombeiros será feito em três locais: na sede da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro (10h00), sede da União de Freguesias de Nossa Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório (10h30) e Câmara Municipal (11h00). À tarde, pelas 16h00, a Banda Comércio e Indústria actua no Largo do Hospital Termal. Uma hora depois actua o rancho “As ceifeiras”da Fanadia. A 29 de Abril, pelas 9h30, será praticado voleibol sentado no Pavilhão Raul Jardim Graça. Entre os dias 28 de Abril e 1 de Maio terá lugar a exposição de ilustração e musica “fAbril”, nos Silos Contentor Criativo.
ÓBIDOS
A freguesia de A-dos-Negros (Óbidos) vai celebrar a revolução dos cravos, na próxima segunda-feira. Às 10h30, será hasteada a bandeira, acompanhada de ginja de honra, na sede da Junta, e à tarde, pelas 16h00, haverá músicas e cantares de Abril no salão do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros (GDRAN). Também actuará o Rancho Folclórico “Não danço mais porque não posso”. As celebrações terminam com o tradicional lanche, a partir das 18h30.
ALCOBAÇA
As comemorações em Alcobaça começam pelas 10h30 com a caminhada “Caminhar em Liberdade”, na Praça 25 de Abril, frente ao mosteiro de Alcobaça. Pelas 12h00 será inaugurada, na Cela Velha, a exposição “Fragmentos de Liberdade. Humberto Delgado e a Cela: 40 anos”, e contará com as intervenções do presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, do presidente da Junta de Freguesia da Cela, Paulo Mateus, e do neto e biógrafo de Humberto Delgado, Frederico Delgado Rosa. Será também depositada uma coroa de flores no monumento do General Humberto Delgado. Na mesma altura os aviões do aeroclube de Leiria irão sobrevoar o local. Pelas 13h00 decorrerá um almoço no edifício “Fábrica”. O custo é de 12,5 euros e as reservas podem ser feitas através do tel. 262560213 e 262552243. Pelas 15h00 será depositada uma coroa de flores no monumento do 25 de Abril, frente aos Paços do Concelho, e pelas 15h30, terá lugar a sessão solene no auditório da biblioteca municipal.
NAZARÉ
As comemorações do 25 de Abril têm início com a cerimónia do hastear da bandeira, pelas 9h30, nos Paços do Concelho, acompanhada da actuação da Banda Filarmónica da Nazaré até à Biblioteca Municipal. Pelas 10h30, começa a cerimónia comemorativa no auditório da biblioteca. Pelas 16h00 poderão ser ouvidas canções de Abril na Praça Sousa Oliveira. Encontra-se também patente, até ao final do mês, no átrio da Biblioteca Municipal a exposição “Poemas de Abril”, e na sala de adultos a exposição documental “25 de Abril”.
PENICHE
O programa “Abril na Fortaleza” assinala o 42º aniversário da Revolução dos Cravos em Peniche. Diversos projectos artísticos pretendem divulgar
aquele espaço enquanto local de memória, associada à vigência naquele espaço de uma cadeia política durante o regime ditatorial do Estado Novo, e, simultaneamente, de Liberdade. Amanhã, 23 de Abril, pelas 21h30, terá lugar mais uma sessão de “A Poesia anda por aí” com a participação musical de Pedro Rico e Thierry Cardoso, Museu Municipal – Núcleo da Resistência Antifascista. No dia 25, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “Fortaleza, 1935 – Cansado Gonçalves no Depósito de Presos de Peniche”, no salão nobre da Fortaleza. Esta mostra ficará patente até 31 de Julho. Na mesma altura será assinado um protocolo com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses e descerrada a placa evocativa dos Presos Antifascistas Penichenses e do Papel da População de Peniche no Acolhimento das Famílias dos Presos Políticos da Cadeia do Forte de Peniche. Pelas 15h30 realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal na Capela de Santa Bárbara e, pelas 16h30, terá lugar a iniciativa “Dar Voz aos Jovens: O Poder Local e o Exercício da Cidadania”, uma organização da Assembleia Municipal com os agrupamentos escolares, Escola Secundária e autarquia.
BOMBARRAL
Amanhã, dia 23, o Teatro Eduardo Brazão recebe, pelas 21h00, um concerto pelas bandas de musica Volvic Enharmonie (França) e Circulo Cultura Musical Bombarralense, integrado nas comemorações do 25 de Abril.
No dia 25 serão hasteadas as bandeiras na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo (10h00) e no Edifício dos Paços do Concelho (10h30), acompanhado pelo corpo de bombeiros e fanfarra dos BVB e pela banda do Círculo de Cultura Musical Bombarralense. Segue-se uma largada de pombos pelo Grupo Columbófilo Bombarralense. Pelas 11h00 decorrerá a sessão solene da Assembleia Municipal do Bombarral no salão nobre dos Paços do Município. Uma hora depois será exibido o espectáculo “Revolução dos Cravos”, pela secção de patinagem artística do SCEB, na Praça do Município.
CADAVAL
No Cadaval o cartaz comemorativo da Revolução dos Cravos arranca, pelas 9h30, junto aos Paços do Concelho, com o tradicional hastear da bandeira, acompanhado pela actuação da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval. Meia hora depois, terá lugar a entrega formal das chaves do novo Espaço Associativo do Município, implantado no edifício conhecido por Central de Camionagem, e que acolhe oito entidades locais. Pelas 10h30 terá lugar uma prova de atletismo infantil Rua N. Sra. da Conceição (junto à Câmara Municipal). Uma hora depois, no auditório municipal, começa o espectáculo “Música em movimento”. Pelas 12h15 será prestada homenagem aos combatentes do concelho com a deposição de uma coroa de flores e placa identificativa dos combatentes locais falecidos na 1ª Guerra Mundial. Este momento protocolar terá lugar no Jardim dos Combatentes, em frente ao Posto da GNR do Cadaval. Para as 15h00 está marcado o Espectáculo “Arribalé!”, com o cantautor Miguel Horta, na Biblioteca Municipal.
TORRES VEDRAS
Hoje, 22 de Abril, pelas 18h30, será apresentado no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras o livro de Carlos Ademar intitulado “Vítor Alves: O homem, o militar, o político”. Esta iniciativa está integrada nas comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril que decorre naquele concelho. No mesmo dia, pelas 21h30, terá lugar no edifício da autarquia, um concerto da Temporada Darcos intitulado “Voz Melancólica”. No domingo, entre as 9h30 e as 19h00, terá lugar o Primeiro Festival Internacional de Papagaios do Parque Verde da Várzea e Quinto Festival Ibérico de Papagaios Estáticos e Acrobático, no Parque Verde da Várzea. No mesmo local será inaugurada, pelas 10h00, a requalificação do Parque Infantil. À noite, pelas 21h30, o cine-teatro de Torres Vedras irá receber o concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte: 20 Anos Acústico, com a participação de Catarina Madeira na primeira parte. No dia 25 de Abril as celebrações começam pelas 11h00 com a sessão solene comemorativa do 42.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 no auditório dos Paços do Concelho. Às 17h00 será inaugurada a Biblioteca Municipal, situada no Largo Justino Freire, N.º 9, e à noite, pelas 21h30, acolherá um encontro de contadores de histórias.
- publicidade -































