PSD/OESTE

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Linha Férrea do Oeste
O Governo anunciou no passado dia 12 a implementação do Plano de investimentos Ferroviários para o período 2016-2020, este plano tem por base o PETI 3+, lançado pelo anterior Governo do PSD, possui um pacote financeiro associado e uma calendarização, onde o transporte ferroviário é uma prioridade. Os fundos comunitários asseguram cerca de 80 % do financiamento.
A electrificação da Linha Ferroviária do Oeste continua incluída neste Plano de Investimentos, nos chamados “Corredores complementares”.
A electrificação da Linha do Oeste será uma modernização importante, podendo melhorar as condições das carruagens e a circulação na via, e diminui muito as emissões de CO2, expectando-se mais e melhores horários para os utentes.
A electrificação da linha será importante para uma parte significativa de população e muito para os transportes de mercadorias, pelo que nos satisfaz que continue a ser uma prioridade de investimento. No entanto esta melhoria continuará a ser insuficiente para captar mais utentes do Oeste, na sua ligação a Lisboa, não é competitiva com a circulação rodoviária, pelos tempos de viagem.
As vias rodoviárias estão contruídas quase em paralelo com a Linha do Oeste até à Malveira, e aí há competitividade, como a partir daqui a linha vai em direção ao Cacém, a distância e o tempo de ligação a Lisboa aumenta e advém a perda de competitividade com os transportes rodoviários.
O PSD Oeste apresentou em fevereiro de 2014 uma Moção sobre este tema, no Congresso do partido, e a partir dai foi dialogando com o Governo através do Secretário de Estado das Infraestruturas, e mesmo após a aprovação do PETI 3+ a hipótese de um novo traçado a partir da Malveira a ligar a Loures era uma verdadeira possibilidade que a REFER iria estudar, e que eventualmente poderia ainda obter apoios financeiros dos fundos comunitários.
A Linha férrea do Oeste só conseguirá um aumento significativo de passageiros dos concelhos do Oeste se alterar o seu traçado.
Um novo troço partindo da Malveira passando por Loures, ligando ao Metro de Lisboa, servirá muito melhor os habitantes do Oeste mas também os concelhos de Mafra e de Loures. É uma obra necessária e importante para o progresso do Oeste e de Portugal que se construa este novo traçado.
Apelamos ao Governo que mantenha e conclua o projecto de um novo traçado da Linha do Oeste entre Malveira e Loures, para viabilizar a sua construção no futuro, que se espera breve.
A Assembleia Distrital do PSD Oeste, reunida a 27 de Fevereiro, no Sobral de Monte Agraço decidiu tornar pública esta sua posição e solicitar uma reunião ao Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas, no sentido de saber mais pormenores do Plano e insistir na alteração do traçado.

PSD Oeste

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