A sensibilidade patrimonial do Presidente da Câmara de Óbidos – breve nota
O Senhor Presidente da Câmara acusa de insensibilidade para com o património a candidatura do PS, por causa do cartaz colocado em edifício no exterior das muralhas e não colidindo com a vista para qualquer monumento. Quanto à legalidade do nosso procedimento estamos falados: foi confirmado pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Tribunal Constitucional. Se dúvidas houvesse…
Quanto à sensibilidade para com o património, ficamos perplexos com o Sr. Presidente… Então as lonas que são colocadas na Porta da Vila, com anúncios? E a lona grande que está na parede junto do cemitério? E a bandeira azul e amarela que refere Quality coast, hasteada no torreão da Porta da Vila (o Castelo é Monumento Nacional…), há meses? E o estado das igrejas de Óbidos, que a Câmara se comprometeu a conservar e que nem caiadas são? E o frontal de Santa Maria a desfazer-se? E o desleixo em que está sistematicamente a Cerca? Ou a entrada poente? E o estado do Santuário do Senhor da Pedra? E o do Aqueduto? E o espaço da via pública todo ocupado por extensões comerciais? Sem comentários…
E o Parque Tecnológico de Óbidos?
Há precisamente 4 anos atrás, nas eleições autárquicas de 2009, o PSD alimentava uma polémica em torno do Parque Tecnológico de Óbidos, procurando ignorar que o mesmo não tinha alcançado os objetivos pretendidos, não albergando um número desejado de empresas, não criando empregos, não criando riqueza. Nessa altura prometia que neste mandato que agora termina tudo iria mudar, com mais empresas e mais empregos.
Usando o “ABC – apoio de base à criatividade, estrutura de apoio ao empreendedorismo do Convento de S. Miguel das Gaeiras”, algo muito diferente do conceito de “Parque Tecnológico”, o PSD iludia a realidade, a sua própria realidade, quando afirmava que venderia dezenas de lotes, que surgiriam empresas de ponta e que se criariam milhares de empregos.
Sobre as empresas, ainda recentemente, na sua apresentação de candidatura, Humberto Marques deu como exemplo do dinamismo empresarial no Concelho o Parque Tecnológico “que já atraiu mais de 100 empresas de base tecnológica”. Mais de 100 empresas?? De base tecnológica? Onde se encontram essas empresas? Uma visita simples ao site do Parque Tecnológico e contamos apenas 38, das quais apenas 15 são de instalação física e as restantes “virtuais”. Mas mesmo entre as empresas de instalação física, algumas de evidente curta dimensão, nem todas são de base tecnológica, havendo empresas de produção de bolos, agenciamento de modelos, centros lúdicos e de lazer. Uma análise mais rigorosa e vemos que há uma empresa que no seu site diz que a sua sede é em Algés, outra nas Caldas da Rainha e, para nosso espanto, aparece ainda o Plaza Oeste de má memória…
E sobre empregos? Em Novembro de 2007 o Presidente cessante achava que com o Parque Tecnológico se criariam 2000 postos de trabalho em 5 anos. Em Óbidos o desemprego aumentou exponencialmente numa década.
Vamos ser sérios, o Parque Tecnológico tem hoje os mesmos dois edifícios que tinha em 2009, mas ambos com muito menos trabalhadores. Não basta gastar as palavras empreendedorismo, criatividade, inovação e outras semelhantes. As palavras não são mágicas…. É encarando a realidade, e não mascarando a realidade, que podemos todos contribuir para que este projeto possa ser um sucesso que hoje manifestamente não é. Mas que todos queremos que seja.
O Parque Tecnológico de Óbidos já envolveu muitos milhões em investimentos da Câmara Municipal, está também a ser financiado por fundos comunitários, e vai exigir certamente muito dinheiro para a sua gestão corrente no futuro, pelo que importa que a curto prazo se torne numa mais-valia para o Concelho, a bem do desenvolvimento que todos desejamos.
O PS apoia todas as iniciativas destinadas a desenvolver o Concelho, a criar riqueza e empregos. O PS de Óbidos apoia a ideia do Parque Tecnológico, tanto que o incluiu no seu Programa Eleitoral de 2005, mas este deve abrir-se a outros municípios, num projeto intermunicipal. Há, pois, que com visão ampla saber captar investimento real, com criação real de postos de trabalho, em ligação e parceria com outros agentes regionais, em particular de Caldas da Rainha, de modo a que o Parque Tecnológico, onde estão envolvidos tantos recursos, venha a ser, de facto, um motor para o desenvolvimento do concelho e da região.
Convite Jantar-convívio
Realiza-se um jantar-convívio na Capeleira, salão da Arcacen, no próximo sábado, dia 14 de Setembro, pelas 20 horas. Contaremos com a presença dos candidatos aos vários órgãos autárquicos, apoiantes e amigos. As inscrições podem ser feitas na sede da candidatura em Óbidos, ou através dos telefones 964713053 ou 964713077 ou através do correio eletrónico sede.secretariado.ps.obidos@sapo.pt. Contributo 5 rosas.




































