Mais uma vez professores do AERBP participaram, nos meses de agosto e setembro, em três cursos de formação enquadrados no projeto Erasmus+, “A Escola aberta ao exterior: o ensino e a aprendizagem em novos contextos”.
O curso Smile, realizado em Estocolmo, teve como objetivo compreender a função dos museus, exposições, galerias de arte, bibliotecas e espaços públicos como instituições propícias à educação e à aprendizagem. Permitiu a partilha de conhecimentos, boas práticas, métodos de ensino, o reforço da cooperação com professores estrangeiros e a criação de uma dimensão mais europeia do AERBP proporcionada pelo reforço de relações com professores de vários pontos da Europa.
Entre as visitas efetuadas destacou-se a visita à Cidade Velha, ao Skansen – museu ao ar livre, ao Museu da Idade Média e ao Museu Vasa. Em Mariefred, o grupo visitou o castelo de Gripsholm, onde estão retratadas figuras importantes do país ao longo da história. Na exposição: Anne Frank – “Se posso ser eu mesmo”, explorou-se o tema dos direitos humanos. As visitas permitiram o enfoque em questões sobre o espaço museológico como espaço de comunicação e de partilha: de histórias, memórias, ideias, reconciliação com o passado, como herança da humanidade. Um outro momento muito interessante decorreu no Museu Sueco de Ciência e Tecnologia, local de realização de um programa de televisão a partir das visitas de estudo. Uma experiência excelente a replicar nas nossas escolas.
O curso, “Reading the City” realizou-se na Toscânia, Itália, e teve como objetivo a utilização, descoberta e exploração da cidade, como recurso no ensino e aprendizagem. Durante o curso a reflexão incidiu sobre: identidade e cidadania europeia; grupos minoritários; urbanismo e aprendizagem; cidade e património; arte e cidade; desenvolvimento e planeamento da cidade; e educação ao ar livre. Foram efetuadas visitas a Pistoia, Lucca, Florença e Villa Celle. O “Instituto de Arte Petrocchi”, em Pistoia, local em que decorreu a formação, tem similitudes com Escola Bordalo Pinheiro, estando vocacionado para a preparação de profissionais em pintura, decoração mural, arquitetura, escultura, restauração de arte e arte aplicada à indústria.
Com a visita aos Museus Marino Marini, ao Museu Cívico e com a participação em palestras: ”Cidade e Identidade”; “A Arte e a cidade”; “A cidade como museu”; “Turismo, Herança e Cidade”, os participantes obtiveram materiais propícios à interpretação das cidades e à compreensão das suas metamorfoses, lendo as ruas, bairros, arquitetura e coleções de arte. Refira-se que previamente ao curso, cada professor preparou um trabalho sobre um museu da sua cidade: Museus Barata Feyo, Atelier-Museu António Duarte e Museu da Cerâmica.
O programa do curso, “Shakespeare in Europe”, que decorreu em Oxford, foi muito exigente, desafiante e altamente motivador. Os trabalhos tiveram por base a peça de Shakespeare, “Rei Lear”, implicando tarefas antes, durante e após a formação. O grupo efetuou visitas aos Colleges de Oxford; um longo passeio a pé por Port Meadow; visitas a Stratford-upon-Avon e Londres, a locais por onde Shakespeare passou, viveu, trabalhou e morreu. De destacar ainda o facto de se ter assistido em Londres à peça 1984 de George Orwell, no Playhouse Theatre, numa brilhante encenação e fascinante trabalho de luz e som.
A formação permitiu trabalhar em conjunto textos, quer através da tradução para as diferentes línguas de um soneto de Shakespeare, quer através de leituras em voz alta e de representações de extratos do Rei Lear, encarnando os formandos diferentes personagens, quer ainda através do desenho e pintura. Por fim foram realizadas gravações dos trabalhos e editado um trailer do Rei Lear representado pelos participantes.
O balanço da frequência destes cursos é extremamente positivo, já que contribuiu de forma inequívoca para o enriquecimento dos participantes, quer a nível cultural, social e linguístico, mas, e fundamentalmente, a nível formativo para os docentes a quem se exige no mundo atual estarem verdadeiramente disponíveis para novas formas de trabalho, numa perspetiva da escola aberta ao exterior, o que implicou a permanente utilização das tecnologias de informação e comunicação. Participaram nos cursos os professores Carlos Ubaldo, Coordenador do Projeto, Helena Rodrigues, Subcoordenadora, Alexandra Sampaio, Coordenadora de Projetos da ESRBP e Paulo Leonardo, Responsável TIC do Projeto.
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
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