Óbidos saberá hoje, 14 de Fevereiro, se continua na corrida a um dos melhores “pequenos destinos da Europa”. O processo acontece online, no Globalgrasshopper (portal internacional para “viajantes independentes”), onde Óbidos rivaliza, nesta votação, com a cidade de Ribe, na Dinamarca. Em Portugal foi ainda seleccionada a vila da Ericeira como candidata oficial ao galardão, rivalizando com Narva (Estónia) e cuja votação decorre no site hotel.info (de reservas hoteleiras).
A competição decorre por eliminatórias, em que cada dois destinos são colocados num frente-a-frente, num total de 26 localidades em cada um dos sites. Os utilizadores são convidados a eleger os melhores até à final, que consistirá num “duelo” entre os destinos eleitos em cada site.
Ao final da tarde de terça-feira, a vila portuguesa estava empatada com a adversária, com 50% da intenção de votos. Até à data tinham participado 4573 votantes.
O portal Globalgrasshopper aliou-se à Hotel.info e juntos lançaram uma votação online onde só entram localidades com menos de 100 mil habitantes e que não fazem parte dos destinos mais massificados da Europa. Óbidos é descrito, no portal, como uma “pequena vila fortificada”, com “casas brancas”, “um castelo medieval e belas vistas”. É também conhecido como sendo um “presente  de casamento”, numa alusão à prenda que, no XIII, D. Dinis ofereceu à rainha Isabel.
Ribe é a cidade mais antiga da Dinamarca, datada de inícios do século VIII e descrita como um “autêntico e belo pedaço da vida dinamarquesa”.
A escolha das terras finalistas foi feita com base nos destinos europeus preferidos dos utilizadores dos portais que organizam o evento.
Em concurso estão os seguintes pares de cidades: Hallstatt (Áustria) e Conwy (País de Gales), Dinant (Bélgica) e Lauterbrunnen (Suíça), Mostar (Bósnia) e Sitges (Espanha), Balchik (Bulgária) e Ronda (Espanha), Hvar (Croácia) e Bled (Eslovénia), Paphos (Chipre) e Portree (Escócia), Ribe (Dinamarca) e Óbidos (Portugal), Arundel (Inglaterra) e Alesund (Noruega), Porvoo (Finlândia) e Edam-Volendam (Holanda), Èze (França) e Luxemburgo (Luxemburgo), Cochem (Alemanha) e Vaduz (Liechtenstein), Oia (Grécia) e Alberobello (Itália), Akureyri (Islândia) e Positano (Itália),

F.F.

- publicidade -