Duas jovens caldenses foram distinguidas no Concurso Nacional de Banda Desenhada 2019 promovido pelo Amadora BD no escalão B (12 aos 16 anos).
Sara Gregório foi a vencedora desta prova, tendo ganho um prémio de 750 euros. Tem 16 anos reside em Tornada e é aluna do 11º ano do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) e também frequenta, desde 2017, a Academia desenhosdobruno.
O concurso pedia aos participantes que apresentassem quatro pranchas de BD sobre o tema “fake news”.
Sara Gregório apresentou a obra intitulada “ChECK IT” que conta a história de uma rapariga que passa os seus dias em casa no quarto agarrada ao telemóvel e que se apercebe, pelas redes sociais, que a sua melhor amiga anda a encontrar-se com outra rapariga da escola. A partir de então começa a espiá-las durante alguns dias, passa a persegui-las incansavelmente até que é apanhada pela própria amiga. Esta, num primeiro momento, fica triste com a sua atitude, mas ainda assim feliz por a amiga ter saído de casa (mesmo que motivada pelos ciúmes) e ter conhecido outros lugares que não o seu quarto.
Mafalda Monteiro, de 15 anos, vive nas Caldas e é e aluna do 10º ano de Artes Visuais da ESRBP e aluna da Academia desenhosdobruno desde 2017.
O trabalho que apresentou, “Zé e Ninguém em Fake News” foi alvo de uma menção honrosa e conta a história de duas personagens: Zé, numa alusão ao Zé Povinho, e Ninguém, que é um fantasma. Ambos conversam na Tasca do António sobre notícias que vão lendo na internet. Zé Povinho fica muito alarmado com a construção de um muro entre Portugal e Espanha, com a vinda de Cristiano Ronaldo para o Sporting e com o fim do bacalhau e dos tremoços. Ninguém, por sua vez, tenta explicar ao Zé que as fake news servem para beneficiar uns e prejudicar outros, mas ainda assim Zé, com a sua teimosia, acredita em tudo o que lê.
- publicidade -































