O olho sempre foi alvo de admiração, beleza, poder e conhecimento. Há quem dia que os olhos são o espelho da alma. Eu digo que são o espelho de muito mais.
Conhecendo mais sobre a história, sabe-se que na antiguidade se dava atenção aos olhos, mas foi no séc. XIX que Ignatz Von Peczely, Húngaro, verificou que a íris seria um potencial foco de estudo. Foi na sua juventude que acidentalmente ao cair de uma árvore fere a pata de uma coruja e ao começar a tratar desta, registou uma mancha no olho da coruja. Após a total recuperação verificou que essa mancha teria uma aparência diferente da que viu após o acidente. Anos mais tarde já como médico-cirurgião foi na sua prática clínica que desenvolveu investigação aplicada aos seus pacientes. Daí surgir a Iridologia.
Na Iridologia, tal como o nome indica é feito um estudo da íris, e representa um excelente método complementar de diagnóstico por parte dos terapeutas da Medicina Não Convencional. A Íris representa os mais diversos órgãos e qualquer cor, mancha, entre outros elementos são de importância e podem revelar o estado do organismo da pessoa.
A Iridologia é utilizada como um método auxiliar de diagnóstico e não deve ser vista de forma isolada como uma especialidade.
Na Naturopatia/Naturologia a iridologia é um excelente recurso complementar de diagnóstico, mas não mais importante que análises ou exames da medicina convencional. Apenas permite avaliar o estado orgânico do paciente e deve ser usado de forma preventiva de modo a retardar ou reduzir a tendência ao aparecimento dos mais diversos desequilíbrios orgânicos e o aparecimento da doença.
A Iridologia demonstra o fascínio do corpo humano, de como o todo se interliga, se adapta, reconstrói.

Ana Sofia Caetano Miradouro
Naturologia/Acupunctura – Especialista em Medicina Tradicional e Integrativa

clinicadosanjos@hotmail.com

- publicidade -
- publicidade -