IPL quer contagiar comunidades com projecto U-Bike

0
912
U-Bike
A equipa que coordena o projecto U-Bike no IPL com o vice-presidente Rui Pedrosa e Ana Pereira, do movimento Cenas a Pedal

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) apresentou nos passados dias 14 e 15 de Dezembro o projecto U-Bike, que vai disponibilizar 220 bicicletas eléctricas aos elementos das suas comunidades académicas. Para as Caldas virão pelo menos 15 bicicletas e o objectivo é promover a utilização de meios de transporte não poluentes, tanto no próprio campus, como na comunidade em que se insere.
Rui Pedrosa, vice-presidente do IPL, salientou diversas vezes durante a apresentação na ESAD que o U-Bike, apesar de ser direcionado à sua própria comunidade académica, pretende ter um efeito de contágio junto das populações locais em relação ao uso da bicicleta.
“Desde o início, ainda antes de submetida a candidatura, constituímos uma equipa de trabalho e envolvemos os municípios e os seus planos de mobilidade”, afirmou, acrescentando que esta auscultação se estendeu inclusivamente a concelhos onde o IPL não tem escolas, como Óbidos e Alcobaça.
Rui Pedrosa realçou que nas Caldas já existe uma relação mais alargada. Segundo o responsável, o projecto Rainhas – Bicicletas Urbanas das Caldas, vencedor do Orçamento Participativo de 2015 e que vai promover a partilha de bicicletas na cidade, será articulado e compatível com as bicicletas da U-Bike, nomeadamente no que diz respeito aos sistemas de doca.
Sobre as reuniões entre o IPL e a Câmara, Rui Pedrosa refere que ouviu da autarquia abertura “para as alterações necessárias à promoção deste tipo de mobilidade”, nomeadamente com o aumento da rede de ciclovias.

DIMINUIR DEPENDÊNCIA DO AUTOMÓVEL

O U-Bike é um projeto promovido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pelas instituições de ensino, tem duração de seis anos e visa promover a mobilidade suave e sem emissões como substituto do automóvel.
O IPL vai ter, no conjunto das suas escolas, 220 bicicletas, num investimento superior a 500 mil euros comparticipados a 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O U-Bike é dirigido a todos os membros da comunidade académica, envolvendo estudantes e pessoal docente e não docente. Os interessados podem candidatar-se às bicicletas comprometendo-se a cumprir um número de quilómetros mensal, que não pode ser inferior aos 40, por um período de um a seis meses. A atribuição dará preferência a quem troque o uso de automóvel pelo uso da bicicleta, embora essa questão não seja essencial. No entanto, é obrigatório, devido ao seguro, que o candidato tenha carta de condução.
Para a ESAD virão pelo menos 15 bicicletas e 17 para a ESTM em Peniche, números que poderão ser superiores caso haja mais candidaturas vencedoras. Os seleccionados terão de pagar uma caução de 50 euros e uma mensalidade de 10 euros, que cobre o valor do seguro de danos pessoais e de responsabilidade civil. A bicicleta é entregue com capacete, mochila e respectiva protecção, braçadeiras reflectoras e um kit anti-furo. Será realizada uma formação inicial que incidirá sobre a circulação na via pública.

- publicidade -

Vão existir dois momentos de candidatura, o primeiro dos quais abre já em Janeiro de 2018. As bicicletas vão começar a circular um mês depois. Estas têm uma autonomia de 100 quilómetros e possuem um chip que permite encontrá-las em casa de roubo.
Segundo dados recolhidos pelo IPL, cerca de 80% dos alunos utiliza o automóvel para se deslocar para a escola, valor que aumenta quando se junta o pessoal docente e não docente.

- publicidade -