As inscrições para a 6ª edição do concurso de vinhos do Crédito Agrícola estão abertas até 11 de Outubro. O concurso destina-se a produtores e cooperativas de todo o país e está dividido nas seguintes categorias: brancos, tintos e espumantes.
O júri, que é composto por dois escanções, um jornalista, um enólogo e um enófilo/blogger, realiza as provas cegas a 19 de Outubro, no auditório municipal do Peso da Régua. Depois das provas, o júri atribui uma nota de 0 a 100, consoante determinados parâmetros, como a cor, o aroma, o sabor, entre outros.
Para cada região vitivinícola e para cada categoria, será atribuída a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro (90 a 100 pontos), Prata (85 a 89 pontos) e Bronze (80 a 84).
Nas cinco edições anteriores foram inscritos mais de mil vinhos, tendo sido premiados cerca de 300. O concurso é organizado em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.
No último ano foram premiados com medalhas vários vinhos da região. O Vinha do Carmo Regional Lisboa Tinto 2016 da Quinta do Gradil, Sociedade Vitivinícola, Lda, o Quinta das Cerejeiras Grande Reserva DO Óbidos Branco 2016 da Companhia Agrícola do Sanguinhal e o Mundus Escolha Regional Lisboa Tinto 2013 da Adega Cooperativa da Vermelha, CRL foram premiados com medalha de Ouro. Já o Zavial Syrah Reserva DOC Óbidos Tinto 2015 da Encostas do Atlântico, S.A., recebeu medalha de prata.
O regulamento pode ser consultado no site: www.concursodevinhosca.pt e prevê que cada produtor pode submeter a concurso um vinho de cada categoria. A inscrição custa entre 50 e 75 euros, consoante se seja associado ou cliente do banco que promove o concurso.
Inscrições abertas para concurso de vinhos do Crédito Agrícola
- publicidade -


































